CRAS Realizam Confraternizações com as Famílias

16 de dezembro de 2021

Os três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da Prefeitura de Francisco Beltrão promoveram nos últimos dias confraternizações com as famílias que durante o ano participaram das atividades de grupo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Devido a pandemia, os grupos iniciaram os trabalhos no segundo semestre.

Neste ano a secretaria municipal de Assistência Social realizou a confraternização no território de cada CRAS. O do São Miguel promoveu a atividade na AFM. O da Cidade Norte no CEJU e o do Padre Ulrico no Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda. Foram organizadas dinâmicas, sorteio de brindes doados por empresas parceiras, apresentações culturais e o lanche especial. Participaram os usuários, crianças e adolescentes.

Os três CRAS ofertam o PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), que tem o objetivo apoiar as famílias, prevenir a ruptura de laços, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Por meio do PAIF são oportunizados atendimentos para as famílias, com visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do governamentais.

O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos. O objetivo é ajudar a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas como violência, trabalho infantil, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer e cultura, dentre outros.

De acordo com Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social, “o trabalho a partir do PAIF prevê uma série de ações articuladas com a família visando estimular as potencialidades. Tem caráter preventivo, buscando fortalecer os vínculos familiares e comunitários e desenvolvendo um processo de emancipação nos indivíduos e famílias envolvidas. De forma complementar são ofertados cursos de capacitação, oportunizando a geração de renda familiar”.