Abandono de veículos vira alvo de fiscalização em Francisco Beltrão
Agentes do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) e policiais militares do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciaram, nesta terça-feira (23), uma ação conjunta para identificar e remover veículos com características de abandono nas vias públicas de Francisco Beltrão. O objetivo da iniciativa é melhorar as condições de circulação nas ruas e avenidas do município, além de contribuir para a limpeza urbana, a segurança e a saúde pública. Segundo o diretor do Debetran, Ian Drehmer, a presença de veículos abandonados é uma demanda antiga do setor e motivou a parceria entre o órgão de trânsito, a Polícia Militar e a 30ª Ciretran. “Vamos notificar os proprietários desses veículos. Após a identificação, será afixado um adesivo com prazo de 10 dias para que a situação seja regularizada. Caso isso não ocorra, a Polícia Militar fará a remoção do veículo para o pátio da Ciretran”, explicou Ian.
Ação é amparada pelo Código de Trânsito Brasileiro
A medida tem respaldo no artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autoriza a remoção de veículos em estado de abandono ou sinistrados para depósito designado pelo órgão competente de trânsito, independentemente da existência de infração. De acordo com o soldado Bernardi, do Grupamento de Operações de Trânsito (Gotran) do 21º BPM, o prazo concedido aos proprietários permite que os veículos sejam retirados voluntariamente das vias públicas. “A via pública não é local para depósito de veículos. Ela deve atender ao interesse coletivo. Por isso, orientamos que os proprietários retirem os veículos que estejam em situação de abandono, colocando-os em locais apropriados, como terrenos particulares ou oficinas mecânicas”, afirmou.
O policial ressaltou ainda que, após o vencimento do prazo de 10 dias, os veículos notificados que permanecerem nas ruas serão removidos para o pátio da 30ª Ciretran. A operação também foi viabilizada pela ampliação da capacidade do pátio da Ciretran, após a retirada de veículos por meio dos procedimentos legais, incluindo leilões. A fiscalização será realizada em diversos pontos da cidade e deverá ocorrer de forma contínua, conforme as denúncias recebidas e os levantamentos realizados pelos órgãos envolvidos. A população também pode colaborar, informando aos órgãos responsáveis a localização de veículos com características de abandono.
Feed RSS
Acompanhe as últimas notícias da Prefeitura diretamente no seu leitor de RSS favorito.
Assinar Feed RSSÚltimos Vídeos
Conferência Municipal de Saúde 2026
23/06/2026 17:48
MAIO AMARELO 2026
25/05/2026 16:35
Por trás de cada acidente, existe uma história, uma família e vidas marcadas para sempre.
08/05/2026 12:18
Toda escolha no trânsito impacta vidas.
05/05/2026 20:53