Abertas inscrições para curso sobre apicultura

28 de setembro de 2023

De 9 a 13 de outubro acontece em Francisco Beltrão o curso gratuito sobre apicultura, promovido por meio de parceria do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura), secretaria municipal de Agricultura, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Aspar (Associação dos Apicultores do Sudoeste). As inscrições devem ser confirmadas na secretaria municipal de Agricultura, no mesmo prédio da prefeitura. Informações complementares pelo fone/whats (46) 99135-5712.

De acordo com Antonio Cezar Soares, coordenador do Proder, o curso terá 32 horas de duração, com aulas teóricas e práticas, e será ministrado na sede da Aspar, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. É dirigido para produtores rurais com idade a partir de 18 anos interessados em implantar um apiário.

O foco será demonstrar o sistema de criação racional para a obtenção dos produtos da abelha, que pode ser mais uma alternativa de renda na propriedade. Serão abordados os seguintes temas: conteúdo programático do histórico da apicultura; anatomia e fisiologia de abelhas; equipamentos e ferramentas para a atividade; a colmeia e suas medidas-padrão; instalação do apiário e definição de pasto apícola; povoamento das colmeias; principais manejos na colmeia; predadores ou doenças; colheita e transporte de mel; além dos principais produtos apícolas.