Dia Estadual de Combate ao Feminicídio é marcado por mobilização e reflexão em Francisco Beltrão
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, lembrado nesta quarta-feira (22), foi marcado por uma mobilização de conscientização e reflexão em Francisco Beltrão. A data, instituída pela Lei Estadual nº 19.873/2019, homenageia a advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em 2018, em Guarapuava, e reforça a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra as mulheres.
A Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial havia programado uma caminhada com saída da Praça Central. No entanto, em razão das condições climáticas, a atividade foi cancelada. Mesmo assim, a equipe da secretaria e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) realizou uma ação simbólica no hall de entrada da Prefeitura, levando informações sobre a rede de proteção e reforçando a necessidade de ampliar o debate sobre a violência de gênero.
Segundo a secretária municipal da Mulher e Igualdade Racial, Elenir Maciel, a data representa um momento de conscientização e de fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. "É um dia de reflexão para repensarmos formas de prevenir a violência doméstica, que muitas vezes culmina no feminicídio. Precisamos fortalecer as políticas públicas, aprimorar o atendimento às mulheres e trabalhar cada vez mais a prevenção, para que essa realidade deixe de fazer parte da nossa sociedade", afirmou.
Secretaria estrutura ações em três pilares para prevenir a violência contra a mulher
A secretária destaca que, desde a criação da pasta, o município estruturou suas ações com base em três pilares: prevenção da violência, valorização das mulheres em situação de vulnerabilidade e promoção da autonomia financeira. "Nós entendemos que a independência econômica é um dos caminhos para romper o ciclo da violência. Por isso, além do acolhimento, buscamos incentivar o acesso ao mercado de trabalho, à educação e à qualificação profissional", explicou.
Entre as principais iniciativas desenvolvidas está o projeto Iluminar, elaborado pela equipe técnica da secretaria. A proposta trabalha a prevenção da violência desde a infância, promovendo atividades nas escolas municipais com estudantes do 4º e 5º anos. A intenção é ampliar o projeto para escolas estaduais, instituições particulares, universidades e, posteriormente, também para empresas, incluindo ações voltadas ao público masculino. "O objetivo é ensinar, desde cedo, que o respeito entre homens e mulheres é fundamental. Não queremos criar divisões, mas fortalecer relações baseadas na parceria, no diálogo e no respeito. Acreditamos que investir na educação das crianças é construir um futuro com menos violência e mais igualdade", ressaltou Elenir.
Além de preservar a memória das vítimas, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio busca conscientizar a população para que comportamentos abusivos não sejam naturalizados, divulgar os direitos das mulheres e fortalecer a rede de proteção, incentivando denúncias e o acesso aos serviços de atendimento disponíveis no município.
Feed RSS
Acompanhe as últimas notícias da Prefeitura diretamente no seu leitor de RSS favorito.
Assinar Feed RSSÚltimos Vídeos
Beltrão Rock Festival 2026 - De 10 a 12 de julho
03/07/2026 19:06
Conferência Municipal de Saúde 2026
23/06/2026 17:48
MAIO AMARELO 2026
25/05/2026 16:35
Por trás de cada acidente, existe uma história, uma família e vidas marcadas para sempre.
08/05/2026 12:18