Programa de inaladores será ampliado

21 de março de 2019

Neste mês o programa “Respire Bem-Viva Melhor” está completando dois anos. Trata-se de uma parceria da administração municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde, com o Rotary Clube Francisco Beltrão Alvorada.  É composto de um banco de inaladores que são cedidos gratuitamente para o uso de pessoas carentes que necessitam de tratamento e não tem condições financeiras de adquirir o equipamento.

A prefeitura fornece o medicamento para fazer a inalação e o Rotary Alvorada faz a cedência dos inaladores. Quem necessita deve procurar uma unidade de saúde do município e na sequência terá acesso ao equipamento de inalação. Após o uso deverá ser feita a devolução para que outras pessoas sejam beneficiadas.

Apesar de não ter um custo muito alto para a aquisição, pessoas carentes tem dificuldades de comprar o inalador ou para se deslocar diariamente até os postos de saúde para fazer o procedimento. Através do programa pode fazer o tratamento em casa.

Nesta semana o prefeito Cleber Fontana recebeu no Gabinete o médico Antonio da Rosa e o fisioterapeuta Julio Cezar Ferreira, integrantes do Rotary Alvorada, que informaram sobre a aquisição de mais inaladores. O programa começou com  60 equipamentos, número que está sendo ampliado. Cleber garantiu a continuidade da parceria visto que os objetivos estão sendo alcançados.

Uma das metas agora é ampliar o atendimento no interior do município. “No interior as pessoas tem mais dificuldades de se dirigir com frequência até as unidades de saúde devido a distância e com o equipamento em casa terão mais facilidade”, explicou Julio Cezar. Acompanharam o encontro a secretária de Saúde, Aline Biezus e o Chefe de Gabinete, Alaércio Corazza.