HGI ganha brinquedoteca para crianças internadas na ala pediátrica

4 de julho de 2025

Espaço foi preparado com apoio dos clubes de Rotary Integração e Alvorada.


Pacientes infantis do Hospital Geral Intermunicipal, em Francisco Beltrão, agora contam com um espaço lúdico e de entretenimento. A brinquedoteca da unidade foi concebida através da parceria da Prefeitura e Instituto Santé (gestor do hospital) com o Rotary Clube Francisco Beltrão Alvorada e Rotary Clube Francisco Beltrão Integração. A inauguração foi nesta sexta-feira (4) pela manhã.

“A estrutura do HGI é algo de primeiro mundo, estamos empenhados em colocar novos serviços para funcionar e a brinquedoteca complementa todo esse trabalho, especificamente com as crianças”, citou o prefeito Antonio Pedron. “Essa novidade também reflete uma das características da nossa sociedade, que é a união, parcerias para viabilizar projetos; por isso nosso reconhecimento aos Rotarys, que têm contribuído em diversas iniciativas”, completou.

Além de Pedron, participaram da inauguração da brinquedoteca os representantes do Rotary integração (Gelson Kempa) e Alvorada (Antonio Andretta); a vice-prefeita Lurdinha Bertani; a secretária de Saúde, Cíntia Ramos; a primeira dama Rose Pedron (idealizadora da proposta); o diretor técnico do HGI, Fabio nunes Vieira; a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella; e a vereadora Anelise Marx. A ala pediátrica do HGI conta com nove leitos.

A brinquedoteca foi projetada pela arquiteta do Município, Liziane Behne, e implantada em uma área dentro da ala pediátrica do HGI. O espaço conta com brinquedos lúdicos, jogos, livros, TV e mobiliário que ajudam a trabalhar com o desenvolvimento das crianças. A proposta é que o local seja utilizado por pacientes internados, como forma de contribuir com a recuperação dos pequenos. Um dos destaques são as pinturas feitas à mão, feitas pela artista plástica Sara Oliveira, e que remetem á temas regionais, como as araucárias e capivaras. A implantação foi bancada pelos clubes de Rotary.

R$ 12 milhões investidos no HGI
A inauguração do novo espaço complementa o trabalho que a Prefeitura vem realizando no HGI, com investimentos de R$ 12 milhões em equipamentos e materiais nos últimos meses. O Hospital abriu as portas no fim de fevereiro e a implantação dos serviços é realizada de forma gradativa. O prefeito Pedron adiantou que na próxima semana inicia a preparação para instalação do tomógrafo.




Pular para o conteúdo