Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
20 de maio de 2025
Trinta crianças e adolescentes participam do projeto neste ano.
Da assessoria
A Secretaria de Agricultura de Francisco Beltrão apresentou as crianças e adolescentes que farão parte do Clube da Bezerra 2025, projeto que busca incentivar a sucessão familiar nas propriedades leiteiras do município. O lançamento do projeto aconteceu na noite de segunda-feira (19), no restaurante do Parque de Exposições, e serviu para alinhar as ações que contemplam a iniciativa.
“Beltrão é o principal produtor de leite da região e a atividade vem passando por intensas transformações. Queremos que esse tipo de produção continue e se modernize, por isso um dos focos é alcançar os filhos de quem já é produtor”, comenta a secretária da pasta, Denise Chiapetti.
No lançamento, participaram técnicos da Secretaria, pais, crianças envolvidas no projeto e parceiros. O prefeito Antônio Pedron destacou que o trabalho com os pequenos “é uma forma de garantir a continuidade de um trabalho essencial para a sociedade, de produção de alimentos” e que Beltrão possui uma agropecuária referência para o País.
Didática, oficinas e apresentaçãoAo todo, 30 crianças e adolescentes participam do projeto, cujo objetivo é despertar o interesse nestes jovens com as atividades da propriedade, de modo a fomentar a sucessão familiar e modernizar a cadeia produtiva do leite. Os jovens “adotam” uma bezerra do plantel da propriedade e recebem apoio técnico, de forma didática para a idade, sobre o manejo e criação de gado.
As atividades do Clube da Bezerra são individuais e realizadas diretamente nas propriedades com as crianças junto de seus pais, que orientam e aplicam as técnicas. A programação também conta com formações para as crianças, com dias de campo e oficinas. A apresentação é realizada na Via Tecnológica do Leite, que acontece em julho.
Acessibilidade