Aline assume presidência do Cresems

31 de julho de 2019

A secretária municipal de Saúde de Francisco Beltrão, Aline Biezus, assumiu a presidência do Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde do Sudoeste). O Cresems tem a finalidade de lutar pelo fortalecimento do setor de saúde dos municípios  da região.

        Aline definiu uma série de ações e já organizou a primeira capacitação para qualificação do Programa de Cirurgias Eletivas, onde técnicos da secretaria de Saúde de Francisco Beltrão orientaram profissionais e gestores dos 27 municípios da 8ª Regional de Saúde sobre utilização do novo sistema de agendamento de cirurgias.

        A ação vem de encontro ao Programa Regional Integrado proposto pelo Estado, onde cada região deve se organizar para ofertar serviços e ações de saúde mais próximos da população, através de iniciativas conjuntas entre municípios. “Com a implantação do novo sistema, os municípios deverão programar os procedimentos cirúrgicos dos usuários levando em consideração o grau de prioridade estabelecido pela avaliação médica”, aplica a presidente.

          As secretarias municipais de saúde devem investir em ações de prevenção de doenças, diagnósticos e tratamentos precoces, buscando garantir o acesso de qualidade e resolutivo junto as unidades básicas de saúde. “Esse trabalho conjunto de todos os municípios é importante para ampliar o acesso da população a consultas e procedimentos especializados junto ao CRE (Centro Regional de Especialidades)”, explica.

         O foco no momento, segundo ela, é relacionado ao CRE, buscando a diminuição de filas e o tempo de espera de consultas especializadas, através da implantação dos protocolos clínicos de atendimento nas diversas especialidades que o Centro atende. Aline ainda considera que é necessário o aprimoramento dos mecanismos de regulação e auditoria como forma de otimizar o uso dos recursos financeiros disponíveis e ampliar a oferta de serviços públicos de saúde.

                                            Composição da diretoria

Presidente: Aline Biezus

Tesoureiros: Leandro Legramanti e Viane Carbonera Martin

Secretários: Jonas Welter e Nadiane Carla Schlosser

Diretoria Social: Robson Sari, Eloi Schlikmann e Edson José da Silva

Conselho Fiscal: José Alvadir de Oliveira e Kristoffern Woodys Albuquerque

                                            Funções do Cresems

– Participar da formulação das políticas de saúde em nível regional e Estadual, com representação nas instâncias de pactuação e deliberação do Sistema Único de Saúde;

– Estimular a participação da população, através dos conselhos municipais de saúde, fortalecendo o controle social no Sistema Único de Saúde;

– Lutar pelo fortalecimento regional com implantação e habilitação de novos serviços no município para que o atendimento da população seja o mais próximo de sua residência, evitando deslocamentos para grandes centros;

– Promover e estimular a participação dos profissionais de saúde em encontros, seminários ou outros eventos com objetivo de qualificar os serviços públicos de saúde trazendo benefícios diretos para população;

– Fomentar a participação de técnicos com experiência e formação na área de saúde na gestão de serviços nas secretarias municipais de saúde em busca da melhoria da qualidade, eficiência e eficácia dos serviços públicos de saúde a população.

FOTOS : Capacitação sobre cirurgias eletivas




Pular para o conteúdo