Prevenção de prejuízos no campo: Beltrão realiza seminário técnico nesta quinta-feira
A Administração Municipal de Francisco Beltrão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promove nesta quinta-feira, 20 de agosto, o I Seminário: Causas de Deriva de Herbicidas e Medidas de Mitigação na Viticultura. O evento será realizado no Anfiteatro da UTFPR – Campus Francisco Beltrão, com início às 8h15. O seminário é uma realização da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da Secretaria de Agricultura, IDR-Paraná, Adapar e Copervin. O objetivo da iniciativa é discutir as causas da deriva de herbicidas, especialmente os impactos que podem ocorrer nas áreas de cultivo de uvas, além de apresentar estratégias de prevenção e medidas para reduzir os riscos de prejuízos aos produtores.
A secretária municipal de Agricultura, Denise Chiapetti Adamchuk, destaca a importância do diálogo e da orientação técnica para os dois segmentos. “São dois setores produtivos importantes: o de grãos das lavouras e os produtores de uva com os parreirais. São temas importantes que estaremos abordando e passando informação para os produtores de uva, produtores de lavouras, técnicos agrícolas que fazem assistência técnica e engenheiros agrônomos das agropecuárias”, explica Denise.
Segundo a secretária, o seminário dá continuidade às ações de orientação que já vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura. “Já fizemos um folder informativo e agora este seminário é a continuidade dessa ação. As inscrições estão abertas e convidamos a população, os produtores rurais e quem tiver interesse para participar conosco neste dia tão importante de harmonização entre estes dois setores produtivos de Francisco Beltrão”, completa.
Programação
8h15 – Recepção, coffee break e confirmação de inscrição
8h45 – Abertura
9h – Palestra “Estratégias para Redução do Uso de Herbicidas Auxínicos”, com o professor doutor engenheiro agrônomo Antonio Pedro Brusamarello (UTFPR), seguida de perguntas e debate, às 9h40.
9h55 – Palestra “Mitigação da Deriva”, com o professor doutor engenheiro agrônomo Neilor Bugoni Riquetti (UTFPR), seguida de perguntas e debate, às 10h35.
10h50 – Palestra “Legislação Aplicada à Deriva”, com o engenheiro agrônomo Paulo Ricardo Campos, fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar – Francisco Beltrão, seguida de perguntas e debate, às 11h10.
11h25 – Encerramento
Inscrições e certificação
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas antecipadamente por meio de formulário online. Os participantes receberão certificado de participação emitido pela organização.
Feed RSS
Acompanhe as últimas notícias da Prefeitura diretamente no seu leitor de RSS favorito.
Assinar Feed RSSÚltimos Vídeos
Campanha Educativa de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito de Francisco Beltrão
27/07/2026 20:14
Beltrão Rock Festival 2026 - De 10 a 12 de julho
03/07/2026 19:06
Conferência Municipal de Saúde 2026
23/06/2026 17:48
MAIO AMARELO 2026
25/05/2026 16:35