Hospital Regional do Sudoeste será o primeiro do Paraná com tecnologia inédita para recém-nascidos
O Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pécoits será o primeiro do Paraná a adotar uma tecnologia inovadora para o monitoramento neurológico de recém-nascidos, por meio do programa PBSF – Protegendo Cérebros e Salvando Futuros. A iniciativa traz um novo conceito de UTI Neonatal, chamada de UTINeon, que utiliza tecnologia, inteligência artificial e acompanhamento especializado para ajudar a proteger o cérebro de recém-nascidos em situação de risco.
Segundo a diretora-geral do Hospital Regional, Bruna Luquini, na prática o programa permite o monitoramento contínuo da atividade cerebral dos bebês, 24 horas por dia. “Isso vai auxiliar as equipes na identificação precoce de alterações, como crises convulsivas, que muitas vezes não apresentam sinais visíveis. Isso possibilita decisões mais rápidas e um cuidado ainda mais seguro”, explicou.
O sistema também conta com apoio de especialistas à distância por meio da telemedicina, além de capacitação constante das equipes e protocolos específicos voltados à neuroproteção neonatal. O objetivo é agir o quanto antes em situações críticas, reduzindo o risco de sequelas neurológicas e contribuindo para um melhor desenvolvimento das crianças.
De acordo com dados do programa, mais de 20 mil bebês já foram acompanhados com essa tecnologia em todo o Brasil, presente atualmente em mais de 70 hospitais. Com a implantação em Francisco Beltrão, o Hospital Regional do Sudoeste será o primeiro do Paraná a utilizar o sistema. A apresentação da novidade contou com a presença do médico neonatologista Dr. Alexandre Netto, da PBSF, do presidente da Funeas Geraldo Biesek, da diretora administrativa Ana Paula Battisti, da diretora-geral do hospital Bruna Luquini e da neonatologista Caroline Machado.
Feed RSS
Acompanhe as últimas notícias da Prefeitura diretamente no seu leitor de RSS favorito.
Assinar Feed RSSÚltimos Vídeos
Beltrão Rock Festival 2026 - De 10 a 12 de julho
03/07/2026 19:06
Conferência Municipal de Saúde 2026
23/06/2026 17:48
MAIO AMARELO 2026
25/05/2026 16:35
Por trás de cada acidente, existe uma história, uma família e vidas marcadas para sempre.
08/05/2026 12:18