Secretaria Municipal de Esportes

Copa Down de Tênis de Mesa volta a Francisco Beltrão com apoio do município

Publicado em 16/10/2026
Assessoria de Comunicação
Copa Down de Tênis de Mesa volta a Francisco Beltrão com apoio do município

Francisco Beltrão sedia, de sexta-feira (16) a domingo (18), a IX Copa Down de Tênis de Mesa. Realizada no Ginásio de Esportes Danilo Biazus, no bairro Alvorada, a competição reúne 42 atletas, com representantes de dez municípios. O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Além da equipe anfitriã de Francisco Beltrão, participam atletas de Barracão, Santa Izabel do Oeste, Salto do Lontra, Cambé, Prudentópolis, Foz do Iguaçu, Marmeleiro, Sertanópolis e Londrina, que conta com duas equipes. A participação de diferentes delegações fortalece a integração entre os municípios e amplia as oportunidades de convivência por meio do esporte. 

Durante a abertura, o prefeito Antonio Pedron ressaltou a importância do apoio do poder público a iniciativas que promovem a inclusão e ampliam as oportunidades de participação por meio do esporte. “É uma obrigação nossa dar todo o apoio a essa nona Copa Down de tênis de mesa. O esporte é saúde, contato, divertimento e convivência. A sociedade tem o compromisso de apoiar iniciativas como essa, e a Prefeitura, que representa a sociedade, também tem essa responsabilidade. Estamos felizes em acompanhar nossos jovens e alunos da APAE participando da competição. Estamos fazendo o que devemos fazer: apoiar”, afirmou.

Evento começou em Francisco Beltrão

A Copa Down teve origem em Francisco Beltrão, em 2007, como uma iniciativa para comemorar o aniversário de Antônio Lúcio Duarte Filho, conhecido como Lucinho, que completava 35 anos na época. Desde então, o evento cresceu e passou a ser realizado em diferentes municípios, que se alternam como sede. O professor Robson Viana Barszcz, coordenador da competição, destacou a satisfação de trazer a nona edição de volta à cidade onde o projeto começou. “É com muita satisfação que estamos realizando a 9ª Copa Down. O projeto começou aqui em Francisco Beltrão, em 2007, para comemorar o aniversário do Lucinho. Foi a primeira edição e, desde então, passamos a alternar as cidades-sede. Neste ano, a competição retorna a Francisco Beltrão, e já está definido que a 10ª Copa Down será realizada em Foz do Iguaçu, em 2027”, explicou.

O retorno à cidade de origem marca a trajetória da Copa Down e reforça a importância de iniciativas que incentivam a prática esportiva, a participação e a valorização das pessoas com síndrome de Down. Com o apoio do município, a competição fortalece as ações de incentivo ao esporte inclusivo e a parceria entre o poder público, as instituições e os profissionais envolvidos na organização.

Acessibilidade
Tradução em Libras
Tamanho do Texto
Opções Visuais