Comitê avalia situação da dengue em Beltrão

Técnicos da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, coordenados pelo secretário Manoel Brezolin, e da 8ª Regional de Saúde, se reuniram nesta quinta-feira (15) para avaliar a situação da dengue e da proliferação do mosquito aedes Aegypti no município. Esta reunião conjunta de avaliação e de definição de ações é realizada semestralmente ou quando acontecem fatos que justifiquem mobilizar o comitê.
No primeiro semestre deste ano foram registrados 66 casos de dengue em Beltrão, conforme números oficiais da secretaria. Foram 63 autóctones (contraídos no próprio município) e 3 importados. De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, a meta é reduzir estes números, embora admita que historicamente existe A tendência histórica de aumento de casos a partir de setembro, principalmente em função da elevação das temperaturas.
“Temos a meta de incrementar as ações das nossas equipes e buscar uma maior contrapartida e colaboração da população. É preciso que todos tenham consciência que a dengue é grave e pode matar. A eliminação dos criadouros é fácil, mas depende da atitude de cada um e do trabalho conjunto do poder público e da comunidade. A responsabilidade é de todos”, enfatiza Tania
Também volta a recomendar que cada família dedique 10 minutos por semana para vistoriar dentro e fora de casa. Essa atitude ajuda a diminuir os casos, pois mais de 90% dos focos são encontrados em locais habitados. “No primeiro semestre vários municípios do Paraná tiveram epidemia de dengue e aqui em Beltrão conseguimos manter a situação controlada através das visitas dos agentes, da aplicação do fumacê e da orientação para a população”, relata a coordenadora.
Feed RSS
Acompanhe as últimas notícias da Prefeitura diretamente no seu leitor de RSS favorito.
Assinar Feed RSSÚltimos Vídeos
Campanha Educativa de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito de Francisco Beltrão
27/07/2026 20:14
Beltrão Rock Festival 2026 - De 10 a 12 de julho
03/07/2026 19:06
Conferência Municipal de Saúde 2026
23/06/2026 17:48
MAIO AMARELO 2026
25/05/2026 16:35