Centro de Zoonoses é realidade é Beltrão

Foi concorrida a cerimônia de inauguração do Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal de Francisco Beltrão (Centro de Zoonoses), nesta sexta-feira (07). Pessoas que realizam trabalho voluntário de proteção dos animais e lideranças de diversos segmentos prestigiaram o ato e aproveitaram para conhecer o espaço viabilizado pela administração municipal, na Pedreira Mães Natureza, no bairro Nova Petrópolis.
“Estamos atendendo uma importante demanda da nossa comunidade. Esse projeto era aguardado com muita expectativa”, comentou o prefeito Cleber Fontana. Também enalteceu o trabalho realizado por ongs, voluntários, veterinários e outros segmentos que atuam na proteção e defesa dos animais. “Sempre contamos com a colaboração de vocês e esperamos continuar com este apoio porque sozinho o poder público não consegue atender demanda”, disse o prefeito.
Leidiane Candido, da Associação Bem-Estar Animal, e Carla Werkhauser, da Ong Arca de Noé, também se pronunciaram e comemoram a conquista. Elas relataram as dificuldades que enfrentam no dia a dia, principalmente para ajudar os animais de rua ou maltratados. Também destacaram que a estrutura vai auxiliar bastante e garantiram parceria nos trabalhos.
O Deputado Wilmar Reichembach, que representou a Assembléia Legislativa, parabenizou a administração municipal pela iniciativa. “Esta é uma data histórica para Beltrão”, definiu o parlamentar. O vereador Paulo Grohs, líder do Governo na Câmara, também enumerou os benefícios que o projeto traz para os animais e para a comunidade. O vice-prefeito Antonio Pedron lembrou do esforçou da atual gestão para colocar o projeto em funcionamento.
O Centro será focado na prevenção e controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas, caso da raiva, leishmaniose, dengue, febre amarela e outras, além do controle do aumento da população de animais, especialmente de cães e gatos. A prioridade será o atendimento de animais de rua e de famílias carentes.
O projeto tem a coordenação das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente. Na mesma estrutura funciona o setor de endemias do município. O projeto foi executado com recursos próprios do município, que também vai custear a sua manutenção.
Frente de Honra
Fizeram parte da frente de honra as seguintes autoridades:
Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; deputado estadual Wilmar Reichembach; vereadores Leo Garcia, Silmar Gallina, Paulo Grohs, Evandro Wessler e Dile Tonello; Angelo Menin, do Núcleo de Veterinários e Zootecnistas do Sudoeste; as representantes dos protetores dos animais: Carla Werkhauser (Arca de Noé); Leidiane Candido, Gabriela Noimann e Gelcimara Vicensi (Associação Bem-Estar Animal); Major Heitos Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Major Jaime Oliveira da Silva Lima, comandante do 16º esquadrão de Cavalaria Mecanizado; Sargento Charles Civa, comandante da Polícia Ambiental; Marcos Andrade, diretor da Penitenciária Estadual; Waldivino Pires Vieira, presidente da Unibel; Pastor Eder Minetto, presidente do Conpev; Padre Airton Grespan, Pároco da Paróquia São José.
Feed RSS
Acompanhe as últimas notícias da Prefeitura diretamente no seu leitor de RSS favorito.
Assinar Feed RSSÚltimos Vídeos
MAIO AMARELO 2026
25/05/2026 16:35
Por trás de cada acidente, existe uma história, uma família e vidas marcadas para sempre.
08/05/2026 12:18
Toda escolha no trânsito impacta vidas.
05/05/2026 20:53
Show do Trabalhador de Francisco Beltrão
27/04/2026 14:22