Centro de Artes Marciais ganha nova estrutura
Nesta sexta-feira, 31, aconteceu a cerimônia de inauguração da nova sede do Centro de Artes Marciais em Francisco Beltrão, no prédio antigo restaurante do Parque Alvorada, que revitalizado e adaptado para as m ais diversas modalidades. A parceria envolveu a administração municipal, através da secretaria municipal de Esportes, com a Associação Beltronense de Artes Marciais (ABAM).
No local serão ofertadas gratuitamente aulas e projetos sociais de Capoeira, Muay Thai, Kung Fu, Karatê, Taekwondo, Juijitsu, Judo, Boxe e MMA, atendendo todas as idades, gêneros e pessoas com deficiência. Durantes suas falas, o presidente da Abam, Joares Chaves, e o coordenador do Centro, Álvaro Mroginski, enfatizaram o apoio recebido da administração municipal e a importância do projeto para as crianças, principalmente as carentes. “Agora temos um local adequado para as nossas atividades”, disse Joares.
O prefeito Cleber enfatizou que desde o início do mandato a administração apoia todas as modalidades esportivas. “Esse é um projeto social de suma importância para a nossa gente e continuaremos dando o suporte necessário para a sua manutenção!, disse Fontana. Dentre os participantes da cerimônia, compareceu o Ladislav Lenoch, o primeiro professor de karatê do município. Implantou a primeira academia na cidade em 1.977 e há 48 anos é praticante do karatê. Outra convidada ilustre que estava presente é Tatiane de Lara, esposa do lutador beltronense Elizeu Capoeira, com o filho Joaquim.
Após os pronunciamentos aconteceram algumas apresentações. O grupo Recriart, da Escola Municipal Recanto Feliz, encantou novamente com a coreografia “O Melhor Daqui é a Nossa Gente”. Na sequência foram realizadas demonstrações de Kung Fu, Capoeira e karatê-do. A bênção do espaço ficou por contra do padre Nilzeu Albuquerque, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Alvorada e do Pastor Eder Mineto, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos (Conpev).
Fizeram parte da frente de honra as seguintes autoridades: prefeito Cleber Fontana; vereadoras Elenir Maciel (presidente da Câmara) e Lourdes Pazzini; vereador Silmar Gallina; secretário de Esportes, Geraldo Cavanhari; presidente da Associação Beltronense de Artes Marciais, professor Joares Chaves; coordenador do Centro, professor Álvaro Maroginski; professor Jerry Pilatti, representando a direção do Núcleo Regional de Educação; Dirceu Anatti, secretário de Urbanismo; ex-secretário de Esportes, Otávio Muniz (Tavico); comandante do Corpo de Bombeiros, Major Heitor Soster; padre Nilzeu Albuquerque e o pastor Eder Minetto.
Histórico do Centro de Artes Marciais
Em 26 de Julho de 2011 foi inaugurado o Centro de Artes Marciais tendo como sede o prédio da antiga Apae no bairro Alvorada, proporcionando aulas de capoeira, Muay Thai, Karatê e Boxe. Foi o primeiro passo dos professores destas modalidades em prol de um espaço onde pudessem desenvolver seus projetos desportivos e culturais relacionados as artes marciais.
Na sequência mais modalidades passaram a ser ofertadas, o número de adeptos cresceu e um novo conceito da prática de artes marciais se estabeleceu no município. Após seis anos o Centro perdeu sua sede, passando a ocupar o antigo pavilhão de festas da paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Alvorada. Os professores da área criaram a Associação Beltronense de Artes Marciais, conquistando novas parcerias e surgiu a meta de utilização do antigo restaurante do parque Alvorada. O prefeito Cleber Fontana foi receptivo à proposta, disponibilizou materiais para a reforma e a associação a mão de obra. Desta forma o sonho se tornou realidade.
Feed RSS
Acompanhe as últimas notícias da Prefeitura diretamente no seu leitor de RSS favorito.
Assinar Feed RSSÚltimos Vídeos
Campanha Educativa de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito de Francisco Beltrão
27/07/2026 20:14
Beltrão Rock Festival 2026 - De 10 a 12 de julho
03/07/2026 19:06
Conferência Municipal de Saúde 2026
23/06/2026 17:48
MAIO AMARELO 2026
25/05/2026 16:35