PINUS

Nome científico: Pinus elliottii Engelm

Família: Pinaceae

Nomes populares: Pinheiro americano, Pinheiro americano, Pinus.

Origem: Espécie originária do hemisfério norte.

Distribuição geográfica: No brasil é uma espécie com maior presença nas regiões sul e sudeste.

Altura média: sua altura varia entre 1,6m e 38,3m

O Pinus é uma Espécie Exótica Invasora (EEI), originaria do hemisfério norte, é uma arvore adaptada para climas frios, trazida para nosso país a mais de 100 anos atras com intuito inicial de fins ornamentais, porem posteriormente por conta de seu rápido crescimento desenvolveu-se o interesse comercial de sua madeira.

Atualmente o pinus possui um amplo comercio, tanto para sua madeira, quanto sua resina que é extraída e utilizada nas confecções de detergentes, tintas, aromatizantes, adesivos, entre outras funcionalidades.

Se trata de uma espécie com grande impacto ambiental, por ter um rápido crescimento, uma reprodução acelerada, grande capacidade de adaptação e grande demanda de agua e nutrientes consequentemente acaba competindo com espécies nativas por recursos e espaço, dificultando assim a germinação e o crescimento de espécies nativas com risco de extinção como a araucária por exemplo, onde a mesma possui um grande porte e imponência na fase adulta mas quando jovem é sensível e frágil, levando um tempo maior para seu desenvolvimento.

Embora tenham sido inseridas uma grande quantidade de espécies diferentes de pinos em nosso pais as principais espécies de pinus presentes são: Pinus sp., Pinus taeda, Pinus caribaea, Pinus oocarpa, Pinus tecunumanii, Pinus maximinoi, Pinus patula entre outros.

REFERÊNCIA:

EMBRAPA Florestas. O Pínus. 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/florestas/transferencia-de-tecnologia/pinus. Acesso em: 04 ago. 2023.




Pular para o conteúdo