IPÊ-AMARELO

Nome científico: Tabebuia alba

Família: Bignoniaceae

Nomes populares: Ipê-Amarelo ou caxeta

Origem: Espécie nativa.

Distribuição geográfica: Brasil, Paraguai e Argentina

Altura média: de 3 m de altura até 30 m de altura

É uma angiosperma muito popular no paisagismo por suas cores de amarelo vibrante, sendo uma das mais utilizadas neste requisito por se tratar de uma árvore de grande porte e com uma cor chamativa. Sua altura média em exemplares de variedade de pequeno porte é 8 a 10 metros, mas alguns exemplares de grande porte atingem a impressionante marca de 20 a 30 metros.

É uma árvore proveniente de florestas tropicais nativa do Brasil, sendo até mesmo um símbolo nacional. Suas raízes são pivotantes e não possuem uma grande exigência de nutrientes para a sustentação da planta, muito embora prefira solos húmidos e profundos, com baixa absorção. Possui propriedade medicinal, podendo utilizar sua casca, raiz e folhas para remédios como analgésicos, anti-gripais, anti-infecciosas, entre outros (CARVALHO, 2003).

Fonte: CARVALHO, 2003.

REFERÊNCIAS:

Carvalho, Paulo Ernani Ramalho. Espécies Arbóreas Brasileiras / por Paulo Ernani Ramalho Carvalho. — Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2003. Disponível em: https://www.embrapa.br/florestas/publicacoes/especies-arboreas-brasileiras. Acesso em: 22 de junho de 2023.




Pular para o conteúdo