Prefeitura inicia mutirão de limpeza de terrenos baldios

6 de dezembro de 2023

Leonel Rangel, Jean Emiliano, Claudio Borges e Nilton Moreira acompanham a limpeza

A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Viação e Obras e da Zeladoria Municipal, iniciou nesta quarta-feira (06) um mutirão de limpeza em terrenos baldios do perímetro urbano que estão tomados pelo mato. A ação segue as novas determinações que constam na lei municipal 2.873/2001, que aumenta o valor da multa para os infratores e dá mais celeridade no processo de notificação dos proprietários e no trabalho de limpeza.

“Manter o terreno limpo é atribuição dos proprietários, mas muitos não cumprem com a obrigação, o que gera uma série de problemas. O nosso trabalho também visa combater proliferação do mosquito transmissor da dengue, pois em terrenos sujos sempre fica água acumulada e isso favorece a proliferação dos criadouros do mosquito aedes aegypti”, explica o secretário Claudio Borges de Viação e Obras, que acompanhou os trabalhos junto com o coordenador da Zeladoria, Leonel Rangel, e o vereador Jean Emiliano, autor do projeto que tornou a lei mais rígida.

O trabalho de limpeza foi iniciado em terrenos do bairro Jardim Seminário e loteamentos daquela região. Quando é feita a limpeza, o proprietário paga pelo serviço e é multado. A cobrança é incluída no carnê do IPTU. Uma placa também é colocada no terreno para dar ciência do procedimento. Dezenas de proprietários também receberam a notificação e prazo de 15 dias para realizar a limpeza, caso contrário será feita pela equipe da prefeitura.

“Aproveitamos para alertar proprietários de terrenos que precisam de limpeza que adotem a medida o mais breve possível, pois vamos agir em todas as regiões da cidade”, diz o secretário. “A limpeza dos lotes baldios é um problema recorrente. Mesmo com as campanhas de conscientização que realizamos todos os anos, muita gente não cumpre a medida e isso gera problemas, inclusive de saúde pública. Agora, com este rigor maior na lei, esperamos que o problema seja amenizado”, completa Claudio Borges.