Paver começa a ser utilizado na pavimentação de ruas

24 de maio de 2021

A utilização de paver para a pavimentação de ruas está sendo adotado com mais frequência em Francisco Beltrão e o material também deverá ser utilizado pela prefeitura em futuros projetos de pavimentação de ruas. Em alguns loteamentos da cidade, caso do Loteamento Marchiori na Cidade Norte (foto), o sistema foi usado e com resultados satisfatórios. O produto é feito de concreto e pode apresentar diferentes formas, cores e texturas.

As peças de paver são assentadas de forma intertravada, ou seja, encaixadas umas nas outras. São amplamente utilizadas em países de primeiro mundo na pavimentação de ruas, em praças, passeios, pátios e outros locais, em espaços utilizados por pessoas ou para o trafego de veículos e caminhões.

Dentre as vantagens do paver na pavimentação de ruas estão a harmonia com o meio ambiente, liberação para o tráfego logo após a sua aplicação, possui superfície antiderrapante, proporcionando maior segurança aos pedestres, ciclistas e veículos,  facilita o escoamento da água, é altamente resistente e as peças podem ser removidas e reutilizadas se houver necessidade, pois são resistentes e com longa durabilidade.

A partir da análise das vantagens da utilização do paver, o prefeito Cleber Fontana solicitou um estudo da secretaria municipal de Viação e Obras para que o material seja utilizado nos futuros projetos de pavimentação de ruas. De acordo com o secretário Claudio Borges, em breve o sistema deve ser colocado em prática. “O benefício ambiental proporcionado pelo paver é muito importante. Além disso, hoje existe dificuldade para encontrar pedra e mão-de-obra para o sistema usado atualmente. Esse novo sistema nos parece bem mais eficiente”, relata o secretário.