Dia do Turismo Rural – Caminhos do Marrecas

18 de novembro de 2021

Na data de 18 de novembro comemora-se o dia municipal do turismo rural, segundo lei municipal nª 4772, criada em 18 de novembro de 2020. A associação de turismo rural, denominada Caminhos do Marrecas é constituída por 11 estabelecimentos que trabalham o turismo no município. Juntamente com a prefeitura municipal (departamento de turismo) e a IDR (Instituto de Desenvolvimento Regional), o Caminhos do Marrecas está a frente da organização das ações comemorativas da primeira Semana de Turismo Rural, do município de Francisco Beltrão.

1)    ARTESANATO FILIPPINI

Localizado na Linha São João. Apresenta uma variada linha de artesanato em madeira como tábuas de carnes, facas, bancos e mesas. Trabalha sob encomenda. Atendimento de segunda a quinta por agendamento. Fone: (46) 99937-7497.

2)    BELLA CENTRO DE EVENTOS

É um espaço para festas, aniversários e casamentos localizado na Rodovia Vitório Traiano, PR-180 – Água Branca. Fone: (46) 99940-9977.

3)    CABANHA DOM GUAPO

Hotelaria para cavalos, doma e ferrageamento, na parte de gastronomia, disponibiliza almoços, festas de confraternização e festas infantis. Passeios a cavalo com agendamento. Dias e horários de atendimento: aberto ao público para lanches nos sábados das 14h as 22h. Fone: (46) 99900-8156.

4)    CANTINA GRACIANI

Rua Abdul Pholmann, 1.550. Bairro Novo Mundo.

Vinho colonial, doces de uva e figo, suco de uva, licores, graspa e vinagre.

Atendimento familiar em aconchegante porão, todos os dias da semana. Grupos sob reserva. Fones: (46) 99980-3403 / (46) 99103-5341.

5)    CHÁCARA RIOS

Local amplo para eventos em ambiente interno externo, bosque, almoço italiano aberto ao público aos domingos com reserva antecipada. Eventos para grupos de 25 até 300 pessoas com diversos cardápios. Fones: (46) 99942-5453 / (46) 99942-5552.

6)    CHÁCARA SILVA

Av. Natalino Faust, 571

Conta com campos de futebol suíço de grama natural. Área com piscinas, bares, amplo estacionamento e grande área para realização de encontros de veículos antigos e modificados. Atendimento: Todos os dias para banhistas e eventos por agendamento. Fone: (46) 98824-8554.

7)    RANCHO MEDEIROS

Localizado na Linha Hobold. Hotelaria para cavalos, passeios a cavalo, aula de equitação, contemplação do pôr-do-Sol com degustação de vinho, cerveja artesanal e tábua de frios. Agendamento, individualmente ou grupos. Fone: (46) 99937-4243.

8)    RECANTO DÁRIO

O recanto fica na Linha São João. Possui uma excelente área para lazer, banho de rio, piquenique, cachoeiras e quiosques. Atendimento de terça a domingo e feriados, individual ou em grupos. Fone: (46) 99974-1465.

9)    IGREJA SEÇÃO JACARÉ

Na comunidade da seção Jacaré em Francisco Beltrão, está localizada uma das igrejas mais antigas do município. A capela São Francisco de Assis foi construída pelos colonizadores no ano de 1962 e ainda mantém suas características originais.

10) SÍTIO VALE DO SOL

Na comunidade do Rio Tuna tem um local ideal para encontros familiares e eventos, que conta com amplo espaço verde e cachoeira, oferece também cerveja artesanal de fabricação própria e espaço para hospedagem. Fone: (46) 99113-7887.

11) VINÍCOLA BETIATTO

A vinícola situada na linha Nova Secção, conta com espaço para  contemplar a natureza e saborear um bom vinho de produção própria. Oferece além dos vinhos, espumantes e os doces de figo, uva e morango. Atendimento de segunda a sábado e oferece também a possibilidade da degustação harmonizada, com agendamento prévio. Fone: (46) 99103-6045.

Vale lembrar que além destes estabelecimentos, que compõem a Associação Caminhos do Marrecas, existem outras propriedades, bastante conhecidas pela população e tradicionais no ramo de turismo rural municipal, como o Recanto Renascer, o Recanto Vale Verde, dentre outras, que encantam pela área verde e belezas naturais que apresentam.