Beltrão está no Mapa do turismo brasileiro

3 de julho de 2023

O município de Francisco Beltrão obteve a homologação da sua inscrição no Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação é realizada pelo Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do programa e tem validade até junho de 2024. Também recebeu a certificação o Conselho Municipal do Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Ministério do Turismo que identifica as ações de promoção de cada região turística do país bem como as necessidades de investimentos. A adesão foi realizada pela Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, através do Departamento de Turismo da prefeitura.

Para compor o mapa, é necessário que o município atenda todos os critérios estabelecidos na Portaria Nº 41/2021 do Ministério do Turismo. Dentre eles destacam-se os seguintes itens: possuir órgão responsável pelo setor de turismo; dotação orçamentária para investimento no setor; empresas e prestadores de serviços devem estar registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo atuante e assinar o Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo Brasileiro.

O Mapa do Turismo Brasileiro registrou neste ano a atualização de 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país. Com base neste cadastro o Ministério do Turismo orienta as definições de políticas públicas, incluindo a destinação de recurso pelo Governo Federal para a elaboração ou revisão de planos, estudos e planejamentos visando o fortalecimento da gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional.