Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
O Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores – SICAF é um sistema desenvolvido em plataforma web, COMPLETAMENTE GRATUITO, sendo acessado pelo endereço www.comprasgovernamentais.gov.br (COMPRASNET), através do link: SICAF, o qual viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos/entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais – SISG, possibilitando as empresas de participarem dos processos licitatórios na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO realizadas no Município de Francisco Beltrão, e em todos os demais órgão/entidade integrante do SISG, em todo o Território Nacional.
Para cadastro e acesso ao sistema SICAF, será necessário a realização de 3 passos:
1º PASSO: Certificado Digital (Pessoa Física (e-CPF) ou Pessoa Jurídica (e-CNPJ) ICP-Brasil)
OBS.: As Microempresas e empresas de pequeno porte, incluíndo o MEI, não é preciso possuir o Certificado Digital, basta fazer cadastro no Portal Gov.br, e realizar a confiabilidade.
2º PASSO: Cadastro no Portal Gov.br (Portal Gov.br)
3º PASSO: Credenciamento (SICAF)
Em caso de dúvidas relacionadas ao SICAF, ligue para 0800 978 9001 ou acesse o link: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/sicaf-digital
Assista aos vídeos do SICAF:
Perguntas e Respostas
01) É necessário pagar alguma taxa para o fornecedor se cadastrar no SICAF?
Não. Alertamos que os fornecedores deverão ficar atentos às fraudes de falsos portais e e-mails que cobram pelo serviço de cadastramento. O SICAF é, e continuará sendo, gratuito!
2) Existe algum custo associado ao processo de cadastramento no SICAF?
Não. O SICAF 100% digital eliminou os custos processuais (deslocamentos, cópias, autenticações, impressões etc.). O SICAF é e continuará sendo gratuito. O fornecedor deve ficar atento aos portais falsos que se utilizam da identidade visual do governo para cobrar pelo cadastro.
3) O certificado digital será obrigatório para o fornecedor se cadastrar no SICAF?
Não. Todos os microempreendedores individuais (MEI) e pequenas empresas já podem contar com mais uma facilidade na participação de licitações com o governo federal. A autenticação destes fornecedores poderá ser realizada pelo Gov.br, alternativamente ao uso do certificado digital.
4) Quem pode alterar/acessar o cadastro do fornecedor?
Qualquer pessoa que esteja ativa no Quadro de Sócios e Administradores (QSA) ou o responsável pelo cadastro do SICAF poderá acessar, alterar e incluir informações do fornecedor, inclusive arquivos comprobatórios. No caso do E-CPF, o responsável pelo cadastro poderá acessar a todas as empresas das quais possui vínculo, podendo editar e atuar sobre elas. No caso do E-CNPJ, apenas o empregado (ou administrador) vinculado a aquele certificado será capaz de realizar as informações e alterações daquela empresa (CNPJ).
(A) – responsável pelo cadastro do SICAF
(B) – qualquer sócio pessoa física (conforme dados obtidos da Receita Federal); e
(C) – responsável pela PJ na Receita Federal (CPF vinculado a CNPJ).
Atenção! “B” ou “C” poderão indicar qualquer CPF para assumir a função de “A”. Contudo, “A” somente pode delegar sua função para “B” ou “C”.
5) Como será o acesso? A autenticação será feita pelo Portal Gov.br, para usuários fornecedores e não mudará para usuários do governo (perfil cadastrado no senha-rede).
6) O que é o Portal Gov.br? Plataforma de Autenticação do Governo Federal. É um mecanismo de acesso digital único do usuário aos serviços públicos. Por meio de um barramento de autenticação que padroniza o acesso a vários serviços e sistemas independentemente do órgão, a solução garante a identificação única de cada cidadão que acessa os serviços digitais do Governo Federal, eliminando a necessidade de cada órgão criar seu próprio instrumento de acesso.
8) A senha de acesso ao Portal de Compras Governamentais é a mesma do SICAF (para o fornecedor)? Não, a senha do SICAF é atribuída ao e-mail indicado no registro do CPF do responsável pelos dados cadastrais da empresa. Caso ainda não possua cadastro/login no ComprasNet, a senha pode ser obtida clicando aqui.
Após realizar o Cadastro no Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores – SICAF, para ter acesso ao cadastro/login no COMPRASNET, a empresa deverá obtê-la clicando aqui.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1000 – Centro Francisco Beltrão – PR – 85601-030 (46) 3520-2103/3520-2107. Segunda-feira à sexta-feira das 08h00 ao 12h00 e das 13h30 as 16h00. Com Nádia Dall Agnol.
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