Calendário Nacional de Vacinação 2017

 

Grupo Alvo Idade BCG Hepatite B Penta/DTP VIP/VOP Pneumocócia

10V

(conjugada)*

Rotavírus

Humano

Meningocócica C (conjugada)* Febre Amarela ** Hepatite

A***

Tríplice

Viral

Tetra

viral****

HPV Dupla

Adulto

dTpa*****
Crianças Ao nascer Dose única Dose ao nascer
2 meses 1a dose 1a dose (com VIP) 1a dose 1a dose
3 meses 1a dose
4 meses 2a dose 2a dose (com VIP) 2a dose 2a dose
5 meses 2a dose
6 meses 3a dose 3a dose (com VIP)
9 meses Dose única
12 meses Reforço Reforço 1a dose
15 meses 1° reforço (com DTP) 1° reforço (com VOP) Uma dose Uma dose
4 anos 2° reforço (com DTP) 2° reforço (com VOP)
9 anos
Adolescente 10 a 19 anos 3 doses (verificar a situação vacinal) 01 reforço ou dose única (verificar a situação vacinal – 12 a 13 anos) Dose única (não vacinado ou sem comprovante de vacinação) 2 doses (meninas de 9 a 14 anos) 2 doses (meninos de 11 a 14 anos Reforço a cada (10 anos)
Adulto 20 a 59 anos 3 doses (verificar a situação vacinal) Dose única (não vacinado ou sem comprovante de vacinação) 2 doses (20 a 29 anos)

1 dose (30 a 49 anos)

Reforço a cada (10 anos)
Idoso 60 anos ou mais 3 doses (verificar a situação vacinal) Dose única (não vacinado ou sem comprovante de vacinação) Reforço a cada (10 anos)
Gestante 3 doses (verificar a situação vacinal) 3 doses (verificar a situação vacinal) Uma dose a cada gestação a partir da 20a semana

Nota: *Administrar Uma dose da vacina Pneumocócia 10V (conjugada) e da vacina Meningocócica C (conjugada) em  crianças entre 2 e 4 anos, que não tenham recebido o reforço ou que tenham j perdido a oportunidade de se vacinar, dentre outros, conforme Nota, poderão receber Uma dose. será ofertada para profissionais de anteriormente.

** Indicada às pessoas residentes ou viajantes para as áreas com recomendação de vacina. Atentar às precauções e contraindicações para vacinação para gestantes, nutrizes, imunodeprimidos, idoso Informativa n° 94/2017.

***Administrar Uma dose da vacina hepatite A, em crianças entre 2 e 4 anos, que tenham perdido a oportunidade de se vacinar anteriormente.

****A vacina tetra viral corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela. Crianças entre 2 e 4 anos que não apresentarem nenhuma dose da vacina com componente varicela,

*****Gestantes que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante o período gestacional, administrar Uma dose de dTpa no puerpério, o mais precocemente possível. A vacina dTpa também saúde que atuam em maternidade e em unidade de internação neonatal (UTI/UCI convencional e UCI canguru) atendendo recém-nascidos e crianças menores de 1 ano de idade.

 

 

 




Pular para o conteúdo