Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
O Setor de odontologia conta com 57 profissionais:
» Dentistas: 32; » Técnicas em Saúde Bucal: 07; » Auxiliares de Saúde Bucal: 18; » Consultório para Atendimento a Adulto e Adolescentes: 05; » Clínica de Atendimento ao Escolar: 01; » Clínica do Bebê: 02; » Equipes de Saúde Bucal – Saúde da Família: 08; » Equipe de Prevenção: 01;
Levantamento epidemiológico nos dentes permanentes em escolares de 1986 – CPO-D do município de Francisco Beltrão
CPO-D (1998)= 3.08 ÍNDICE DE DENTES HÍGIDOS = 87,82% PORCENTAGEM DE DOENÇA= 12,18%
Levantamento epidemiológico nos dentes permanentes em escolares de 189
Levantamento epidemiológico de 2001. CPO-D = 2.26 ÍNDICE DE DENTES HÍGIDOS = 90,72% PORCENTAGEM DE DOENÇA = 9,25%
Atendimento aos escolares
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Assistência a Saúde Bucal presta atendimento odontológico aos escolares de vinte e uma (21) escolas de Pré á 4ª série(zona urbana), de Pré á 5ª série(zona rural) e as 14 creches municipais.
O atendimento a Clínica Odontológica está localizada no bairro da Cango e conta com:
» 04 Cirurgiões Dentistas de 04 horas. » 02 TSB de 08 horas » 02 ASB de 08 horas
As crianças são trazidas com veículo da Secretaria mediante autorização e só são atendidas após Palestras com os pais.
Os pacientes com necessidades especiais são atendidos na rede de serviços, sendo alguns com sedução ou com atendimento em centro cirúrgico hospitalar.
O Município de Francisco Beltrão conta com oito(8) Equipes de Saúde Bucal, sendo duas modulo II(com TSB). Estas equipes estão distribuídas em bairros estratégicos e populosos da cidade. Trabalham na equipe:
» 8 Cirurgiões-Dentistas » 8 ASB – Auxiliar em Saúde Bucal » 2 TSB – Técnica em Saúde Bucal
O atendimento feito atende todas as faixas etárias da população conforme preconiza O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA. As ações de nível individuais atingem toda a população, mais especificamente: grupos de Creches, Gestantes, Diabéticos, Hipertensos e Bebês, não se descuidando da comunidade.
O Município possui 05 Clínicas para o atendimento de adulto e adolescentes. As clínicas estão localizadas nos bairros Vila Nova, Alvorada, Industrial, Cango e Cidade Norte.
Estas Clínicas atendem diariamente metade dos pacientes agendados e a outra metade livre demanda. A clínica do Alvorada atende pacientes da zona rural. Na cidade Norte também temos o 3º turno.
Trabalham nestas clínicas:
» 11 Cirurgiões- Dentistas » 07 ASB – Auxiliar em Saúde Bucal.
Aos bebês é dispensada uma atenção especial, começando com uma reunião direciona repassadas informações gerais sobre problemas que acometem a saúde oral, informa atendimento que será desenvolvido na criança e o compromisso que os pais terão prevenção e combate à doença cárie.
Este é o primeiro passo do tratamento. O segundo passo é o Tratamento Preventivo onde é realizada a anamnese, o exame clínico, alimentação e hábitos de higiene da criança para se poder avaliar se ela é de alto, médio ou baixo risco a cárie. Analisa-se também se os dentes apresentam lesões pré-cariosas (pontos brancos de tratamento imediato). Depois se orienta o pai sobre a maneira mais adequada de horários em que a higiene deve ser realizada.
Os bebês recebem ainda, após a limpeza dos dentes, aplicação de flúor e carisotático, cuidados serão feitos pelos pais, que adotarão diariamente aplicação tópica de flúor, retorno destas crianças á clínica são bimestrais. O terceiro passo utilizado no atendimento é o Curativo Primário, sendo realizado todos o quando há necessidade. Também são realizados os atendimentos emergenciais. O atendimento na clínica do bebê só poderá acontecer depois que os pais (pai ou mãe) assistirem a Palestra.
Palestra da Clínica do Bebê – CANGO Na AFM – ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE FRANCISCO BELTRAO, 19:30 HORAS.
MÊS DIA ANO JULHO 14 2009 SETEMBRO 15 2009 NOVEMBRO 10 2009
Palestra da Clínica do Bebê – CAIC CIDADE NORTE – 14:00 HORAS MÊS DIA ANO AGOSTO 07 2009 SETEMBRO 04 2009 OUTUBRO 02 2009 NOVEMBRO 06 2009
OBS: ESTA PALESTRA ACONTECE SEMPRE NAS PRIMEIRAS SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS, NO MÊS DE DEZEMBRO NÃO HAVERÁ PALESTRA.
PROGRAMA EDUCATIVO E PREVENTIVO NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E URBANA Objetivos: Educar as crianças no sentido de se autodisciplinar em relação à saúde bucal e à dieta alimentar. Período: março a novembro. Periodicidade: trimestral.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Palestras educativas e preventivas para os pais: • Orientação sobre saúde e higiene bucal;
Palestras educativas e preventivas com as crianças: • Escovação orientada, aplicação de flúor gel; • Apresentação de fantoches; • Vídeo • Revelação de Placas. Cobertura: 100% das crianças do município de pré a 5ª série a nível escolar.
Objetivo: Prevenir a cárie e suas conseqüências, reduzindo a incidência em até 40%. Período: fevereiro a dezembro. Periodicidade: semanal, aproximadamente 32 vezes ao ano.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: • – Escovação Orientada, antes do bochecho; • – Aplicação de bochecho com fluoreto de sódio a 0,2%; • – Palestras educativas para crianças. COBERTURA: 100% das crianças matriculadas na rede de ensino municipal, mais as crianças da creche e escolas privadas que aderiram ao programa.
Objetivo: Orientar as crianças no sentido de autodisciplinar-se em relação à higiene bucal, com uma dieta alimentar adequada, juntamente com pais e educadores. Período: fevereiro a dezembro. Periodicidade: quadrimestral.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Palestras Educativas e Preventivas para as crianças: • Vídeos; • Demonstração com macro-modelo; Palestras Educativas e Preventivas para os pais: • Vídeos; • Demonstração com macro-modelo;
Palestras Educativas e Preventivas para os Educadores: Que corresponde a 100% das crianças matriculadas nestas entidades.
Acessibilidade