Prefeitura lança Programa 50+ de geração de empregos

28 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria do Emprego, Mulher e Bem-Estar Social, lançou na noite de terça-feira (27) o programa 50+, destinado a incentivar a inserção e a manutenção das pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho. O lançamento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores.

O programa foi criado através do projeto 44/2023 do Legislativo, de autoria do vereador Silmar Gallina, sancionado em dezembro de 2023 pelo prefeito Cleber Fontana. O programa terá um cadastro para intermediar trabalhadores a partir dos 50 anos no mercado de trabalho, bem como registrar estas pessoas que exerçam atividades autônomas.

Também prevê a realização de cursos e projetos de capacitação, reciclagem profissional, campanhas informativas e de conscientização para a redução do preconceito de idade no mercado de trabalho, além de uma série de outras ações. A operacionalização do programa será pela Agência do Trabalhador, que fará a recepção dos currículos, oferecerá cursos de capacitação e a intermediação das contratações junto com as empresas.

Durante pronunciamento, a secretária Flaviana Tubin disse que “a contratação de pessoas com mais de 50 anos para determinadas funções é algo muito positivo e produtivo para as empresas”. O vereador Silmar Gallina relata que se trata de uma demanda da população nesta faixa etária, que muitas vezes tem dificuldades para a inserção no mercado de trabalho.

Acompanharam a secretária Flaviana e o vereador Silmar na frente de honra o secretário de Gabinete, Alaércio Corazza, que representou o prefeito Cleber Fontana, o presidente da Associação Empresarial, William Madruga, a secretária executiva da CDL, Sirley Zapelini, e a diretora da Agência do Trabalhador, Noely Thomé. Equipes do setor de recursos humanos e gestores de várias empresas também participaram do lançamento.