Campanha Esse Direito é Nosso 

27 de novembro de 2023

Secretária Flaviana com os policiais Fernanda e Roni

        No sábado, 25 de novembro, foi celebrado o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. A data chama atenção para a denúncia da violência contra as mulheres no mundo e também para exigir políticas em todos os países para sua erradicação.

       A Secretaria de Emprego, Mulher e Bem-Estar Social da Prefeitura de Francisco Beltrão tem realizado palestras educativas, em parceria com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, utilizando a cartilha da campanha “Esse Direito é Nosso”.

       Nos últimos três meses foram realizados 17 encontros e mais de 800 mulheres tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e informações sobre os seus direitos. Nas reuniões, a secretária Flaviana Tubin contextualiza a evolução da mulher na sociedade e faz um relato sobre as leis e políticas públicas implementadas para combater a violência contra a mulher e garantir a igualdade de oportunidades em diversas áreas.

      Os policiais militares Roni Tavares de Lima e Fernanda Ferreira Bora abordam a violência doméstica na ótica da lei Maria da Penha, com exemplos práticos e vídeos educativos. As palestras estão sendo realizadas nos clubes de mães, empresas, Núcleo de Educação, ACEFB e nos encontros das Mulheres Cristãs.

       De acordo com Flaviana, a meta para o próximo ano é estender esse trabalho para as universidades e colégios estaduais, chegando também aos jovens e adolescentes. A ideia do projeto, segundo ela, é fazer com que as mulheres conheçam seus direitos para combater a desigualdade. O segundo passo é estar preparadas, se necessário, para fazer o uso desses direitos

       “Acreditamos no poder da educação e do conhecimento para mudarmos a realidade atual, onde o Paraná é o terceiro estado em número de feminicídios no país. Por isso, é fundamental fazer valer os direitos já conquistados pelas mulheres e continuar lutando por uma sociedade mais justa e igualitária”, completa a secretária.

       Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício das Las Mariposas. A data foi escolhida para homenagear as irmãs dominicanas Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), que ficaram conhecidas como Las Mariposas porque se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.




Pular para o conteúdo