Indústria e Comércio teve mais de 80 mil atendimentos

21 de dezembro de 2023

Neste ano de 2023 a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviço e Turismo da Prefeitura de Francisco Beltrão prestou mais de 80 mil atendimentos nos mais diversos departamentos e projetos que coordena. O balanço de atividades foi apresentado pela secretária Liliana Paula de Andrade, que aproveitou para agradecer a sua equipe de colaboradores.

O setor de Alvarás realizou 8.100 atendimentos relacionados a consultas prévias e alvarás emitidos. Mais de 200 novas empresas foram abertas nos segmentos de serviços, comércio varejista, comércio atacadista e indústrias. O Banco do Empreendedor aprovou 565 concessões de créditos, que movimentaram R$ 6,7 milhões na economia local. A secretaria realizou 32 novas concessões de Incentivos Industriais.

Outro destaque é o Escritório de CompraS, que prestou 3.200 atendimentos aos empresários, que são orientados e incentivados a participar das licitações públicas, especialmente as realizadas pela prefeitura. O resultado foi satisfatório, pois 165 empresas locais foram selecionadas para o fornecimento de diversos itens licitados durante o ano.

As duas unidades do Poupa Tempo realizaram mais de 40 mil atendimentos. O da Cidade Norte teve mais de 26 mil atendimentos. O serviço mais procurado é o de emissão da Carteira de Identidade. No bairro São Miguel são mais de 14 mil atendimentos, também com destaque para a confecção da Identidade.

A Sala do Empreendedor realizou quase 30 mil atendimentos. O serviço mais procurado pelos MEIs (Microempreendedores Individuais) é para impressão de boletos. Também foram emitidos 850 novos CNPJs para a abertura de novas empresas. Em Francisco Beltrão 7.138 Microempreendedores Individuais exercem atividade comercial. A sala digital do empreendedor, que começou a ser utilizada em julho, prestou 2.600 serviços.

Ao longo do ano o Departamento de Turismo realizou atendimentos aos turistas e as propriedades de turismo rural. Aconteceram diversos eventos apoiados pelo Turismo, sendo os de maior destaque a Semana de Turismo, com um diversificado calendário de eventos em propriedades, e o Encontro de Motorhomes.

A Torre da Concatedral recebeu até o momento mais de 35 mil visitantes. Neste mês de dezembro a visitação aumenta muito e a expectativa é o ano termine com mais de 40 mil pessoas visitando o principal ponto turístico da cidade. A equipe da secretaria participou de mais de 40 eventos, entre os que realizou ou apoiou, além de promover palestras e capacitações direcionadas ao MEIs.

Dos eventos que tiveram a participação da secretaria, o maior número foi realizado no Mercado Público Municipal, com o objetivo de fomentar as 35 empresas que estão atuando no local e divulgar o Mercado Público, que se tornou um dos pontos turísticos da cidade. A secretaria funciona no Parque de Exposições. O atendimento será prestado até esta sexta-feira, dia 22, e depois retomado no dia 10 de janeiro. Os dois Poupa Tempo continuam com atendimento normal, com exceção dos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro.