Empreendedores ganham Sala Digital

18 de julho de 2023

       A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Indústria, Comércio, Serviço e Turismo, oficializou a Sala Digital do Empreendedor, uma iniciativa que contempla mais de sete mil MEIs do município. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (18), no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, com a presença de muitas lideranças e do segmento contemplado.

        “Vivemos um ótimo momento na geração de empregos e os MEIs tem contribuído com a geração de emprego e renda. Essa transição, desburocratização e modernização é de fundamental importância para o segmento ou para quem quer se formalizar”, disse o prefeito Cleber Fontana durante pronunciamento. Citou como exemplo o Faixa Azul Digital, uma iniciativa recente e que já deu certo. Na sua visão, em pouco tempo novo sistema terá uma grande adesão dos MEIs.

        A secretária Liliana Paula Andrade, da Indústria, Comércio, Serviço e Turismo, enfatiza que o sistema vai proporcionar mais autonomia e agilidade nos processos dos MEIs em função da informatização, por meio de com a plataforma digital que oferece todos os serviços que necessitam em um único local. A plataforma foi idealizada pela empresa beltronense Ceicom Tecnologia Digital.

      Os serviços podem ser acessados através de dispositivos móveis e do portal do programa (https://saladoempreendedor.franciscobeltrao.pr.gov.br). Também serão disponibilizados Totens de autoatendimento na Sala em Empreendedor e nas unidades do Poupa Tempo do São Miguel e da Cidade. Nesta fase inicial os servidores municipais que atuam nesta área vão orientar e auxiliar quem necessitar.

       Liliana explica que a ferramenta busca reduzir o desperdício de tempo do empresário, evitar ou diminuir o deslocamento até a sala física e eliminar a necessidade de localizar e acessar vários sites para atender suas principais demandas. “É um grande passo para modernização do atendimento e desburocratização   dos processos, facilitando a vida do empreendedor. Este espaço virtual reúne, em um só ambiente, uma série de opções de forma prática e segura”, explica a secretária.  

       Os usuários podem se informar sobre os direitos e deveres do MEI, se formalizar, atualizar seus dados, imprimir boletos, certidões e comprovantes, consultar situações de débitos e emitir notas fiscais, dentre outras ações. Ao acessar a Sala Digital, o usuário consegue entrar nas páginas específicas, 

conforme o serviço desejado, com redirecionamento para os sites dos  órgãos competentes.

A frente de honra foi composta pelas seguintes pessoas:

Prefeito Cleber Fontana; vereador Ronaldo Bizotto (representante do Poder Legislativo); secretária Liliana Paula Andrade; Claudineia Cabral e Maria Auria Mulhmann (representantes do Sebrae); Mirandi Bonissoni, presidente do Sincobel; Alexandre Pécoits, secretário de Planejamento; Elóis Rodrigues, secretário de Fazenda; Flavia Regina de Souza Campos, representante dos MEIs; Itacir Rovaris, do Conselho Municipal do Trabalho. Também estavam presentes os vereadores Dile Tonello, Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Quintino Girardi e Silmar Gallina.




Pular para o conteúdo