Beltrão recebe homenagem no Encontro Estadual de Políticas Públicas

3 de novembro de 2023

Nesta semana a secretária municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Prefeitura de Francisco Beltrão, Liliana Paula Andrade, e a coordenadora da Sala do Empreendedor, Angela Paludo, participaram em Foz do Iguaçu do Encontro Estadual de Políticas Públicas, organizado pelo Sebrae Paraná.

O evento contou com participantes de 24 comitês territoriais, 141 comitês municipais e cerca 200 agentes de desenvolvimento, lideranças dos setores público e privado, e agentes de desenvolvimento com foco na troca de experiências, no fomento e no incentivo a agendas ligadas ao ambiente de negócios.

Foram apresentados exemplos de iniciativas de sucesso no Paraná, além da construção e reconhecimento de ações para os próximos anos, com o objetivo é estimular a integração pelo Estado, demonstrar o potencial dos territórios e dos municípios, fomentando o papel ativo de apoiar e fomentar políticas que impactam o empreendedorismo e os pequenos negócios.

Durante os três dias foram realizadas palestras e debates sobre temas como acesso a serviços financeiros, compras públicas, educação empreendedora, inovação, simplificação e desburocratização, além de uma oficina de criação voltada para a evolução do ambiente de negócios na prática. Também foram apresentadas histórias de sucesso paranaenses com o propósito de inspirar lideranças.

Reconhecimento

Além disso, foram reconhecidos os agentes de desenvolvimento e comitês territoriais e municipais com maior destaque na atuação durante o ano de 2023. O município de Francisco Beltrão foi um dos homenageados. O objetivo é enaltecer o trabalho dos municípios e territórios que atuam em prol da melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. O Sebrae realizou a entrega de troféus e certificados.

Para chegar aos homenageados o Sebrae Paraná utilizou os parâmetros dos Índices de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Territorial e de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipais, que identificam os integrantes que alcançaram altos níveis em ações voltadas ao acesso a mercados e a crédito, associativismo, educação empreendedora, inovação, liderança e governança, políticas públicas, simplificação e desburocratização.

Em 2022, o tempo médio de abertura de uma empresa no Estado era de 19 horas, número que caiu para 13 horas em agosto de 2023, de acordo com a base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Ainda no ano passado, R$ 8,7 bilhões das compras públicas realizadas em 2022 tiveram origens por meio do fornecimento de produtos e serviços das micro e pequenas empresas.