Beltrão é campeão estadual de concessão de microcrédito

30 de novembro de 2023

Luciana Dani e Itacir Rovaris recebendo a premiação estadual

Pelo 5º ano o Banco do Empreendedor, operacionalizado por meio de parceria da Prefeitura de Francisco Beltrão e da Fomento Paraná, é campeão geral do Paraná na concessão de microcrédito. No caso de municípios com população de 50 a 100 mil habitantes é a 7ª conquista consecutiva. A premiação é feita pela Fomento Paraná e pelo Sebrae Paraná. Beltrão conquistou o título em 2018, 2019, 2021, 2022 e agora em 2023.

A revelação aconteceu nesta quinta-feira (30), em Foz do Iguaçu, no Encontro Estadual de Agentes de Crédito. O troféu de campeão foi entregue aos agentes de crédito Luciana Dani e Itacir Rovaris. A iniciativa reconhece os municípios que se destacam na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito. A pontuação para a premiação contempla aspectos como planejamento e execução de ações, contratações, renegociações, capacitações, propostas de melhorias, boas práticas, entre outras.

Luciana e Itacir agradecem o apoio e a estrutura fornecida pela prefeitura para desempenhar as funções, a presença permanente da Fomento e o do Sebrae e, principalmente os empreendedores locais. “Os nossos empreendedores são os protagonistas. Eles necessitam desse apoio financeiro e é muito importante termos estrutura para disponibilizar crédito para que ampliem os seus negócios, gerem empregos e fomentem ainda mais a nossa economia”.

Para a secretária Liliana Andrade, de Indústria e Comércio, além da excelente estrutura, é importante reconhecer o comprometimento da equipe de colaboradores. “A conquista constante do título estadual geral vem coroar o nosso trabalho e nos incentivar a trabalhar ainda mais”, enfatiza Liliana.

Encontro Estadual

O 8º Encontro Estadual de Agentes de Crédito foi realizado de 28 a 30 de novembro e teve 350 participantes. Neste ano o tema foi: “A importância do planejamento na atuação do agente de crédito”. Participaram profissionais das prefeituras que atuam como agentes de crédito da Fomento Paraná, por meio de parceria da entidade com os municípios.

Para aprimorar as competências dos profissionais, aconteceram palestras técnicas, apresentação de histórias de sucesso, de boas práticas e abordagens sobre o papel protagonista dos agentes no desenvolvimento local. Os agentes são responsáveis por colocar em prática, articular o ambiente, estimular e melhorar a economia.

Em 2019, a rede de parceiros da Fomento Paraná com os municípios reunia apenas 180 profissionais em todo o Estado. Neste ano conta com 330 municípios e 444 agentes de crédito ativos. De janeiro a outubro de 2023, foram firmados 7.516 contratos que contabilizam R$ 77,4 milhões em operações de microcrédito contratadas em 325 municípios paranaenses.