Prefeitura fará mutirão de castração de pets

2 de abril de 2024

A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realizará um mutirão de castração de cães e gatos. A ação será no bairro Padre Ulrico e faz parte do Programa de Esterilização de Cães e Gatos (machos e fêmeas) do Centro de Apoio e Controle de Zoonoses.

O mutirão acontecerá neste mês de abril e será grátis, com a presença do Castramóvel no bairro. Os tutores terão que se inscrever antecipadamente, apresentando a Identidade, comprovante de residência e cópia atualizada do Cadastro Único, visto que o foco é atender famílias de baixa renda, que não tem condições de pagar pela castração.

As inscrições serão realizadas nesta semana, no escritório da prefeitura, na entrada do Terra Nossa. Poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (03), até sexta-feira, dia 05 de abril, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os tutores devem levar junto o pet para avaliação da equipe técnica do Centro de Zoonoses. Também será feita a vacinação, vermifugação e aplicação de antipulgas.

Nesta avaliação os médicos veterinários da prefeitura vão atestar os animais considerados aptos ao procedimento cirúrgico. O tutor será informado sobre a data e horário da cirurgia, bem como receberá as demais instruções. As castrações começam na próxima segunda-feira, dia 08 de abril, e terão sequência até 30 de abril.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses trabalha com um limite de castrar 250 animais, por isso é necessário fazer a inscrição antecipadamente. Além da castração, os pets serão microchipados para a identificação oficial.

O médico veterinário Luiz Carlos Tourinho, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, explica que nesta etapa serão esterilizados somente animais de moradores do Bairro Padre Ulrico, mas futuramente o projeto será levado para outras regiões da cidade.

“A castração ajuda no controle populacional, pois contribui para a redução do número de cães e gatos abandonados nas ruas. Porém, o projeto é mais amplo, pois a castração também melhora a qualidade de vida dos animais e previne a transmissão de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas entre animais e os seres humanos”, enfatiza Tourinho.