Centro de Zoonoses realizou milhares de atendimentos em 2023

20 de dezembro de 2023

Em 2023 o Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou milhares de atendimentos. De acordo com balanço divulgado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, foram 1.422 consultas, principalmente com animais sob tutela de famílias em situação de vulnerabilidade.

Também foram realizadas 1.150 cirurgias por meio do programa de esterilização. Juntamente com os atendimentos realizados no local, a prefeitura conta apoio das clínicas credenciadas, que por meio de chamamento público prestam serviços veterinários e realizam centenas de cirurgias. O investimento da prefeitura no controle a zoonoses e saúde animal superou meio milhão de reais neste ano.

Outro foco importante é combater situações de maus tratos. Nesta questão a colaboração da comunidade é importante, denunciando situações desta natureza. Durante ano foram atendidas 516 ocorrências de maus tratos e situações de riscos para os animais. “O nosso Centro de Zoonoses já se tornou referência no Paraná e a cada ano a demanda aumenta. É importante ressaltar o apoio que a prefeitura recebe das Ongs, cuidadores e da comunidade em geral. Esta parceria é muito importante”, ressalta a secretária Ana Nesi Tortelli.