SICOOB E SANCOR DOAM MUDAS DE IPÊ

30 de outubro de 2023

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal da Prefeitura de Francisco Beltrão recebeu a doação de mudas de Ipê da Cooperativa de Crédito Sicoob, em parceria com a Seguradora Sancor. As mudas serão utilizadas para a arborização da rua Guaporé, no trecho entre as ruas Maranhão e João Pessoa.

A secretária Ana Paula Nesi Tortelli parabenizou e agradeceu a iniciativa em prol do meio ambiente. “A ampliação da arborização urbana é muito importante, sobretudo para a estabilidade climática, pois melhora a qualidade do ar e o conforto ambiental, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual, auxiliando na conservação do ecossistema”, enfatiza a secretária.

Ana Paula também lembra que a secretaria mantém de forma constante o plantio de árvores no perímetro urbano para diminuir o déficit de arborização nas vias, nos espaços públicos e para a reposição devido a necessidade de remoção de árvores comprometidas. A escolha das espécies segue critérios de largura de calçadas, uso coletivo do espaço e presença ou não de fiação. Desta forma é definido o porte da árvore quando adulta, se grande ou médio.

A ação faz parte do Plano Municipal de Arborização, implantado em setembro de 2017. A coordenação é do Engenheiro Ambiental Cristian Eduardo Spicker e a execução é feita pelos técnicos Valmor Werle e Jacir Cales Cura, todos da prefeitura.

Ainda dentro da meta de melhorias para a arborização urbana de Francisco Beltrão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a UTFPR, campus local, lançaram um projeto de avaliação fitossanitária da arborização. O objetivo é verificar a necessidade de substituição de árvores velhas, com problemas fitossanitários, ocas, com risco de queda ou conflito com a fiação elétrica.