Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
A Proteção Social Especial divide-se em: média e alta. Na média, o município dispõe dos serviços do CREAS, enquanto que na alta, conta com o Serviço Família Acolhedora e Casa de Passagem, conforme veremos:
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS
Coordenadora: Claudinéia Lunkes Cremonese
Endereço: Rua Mandaguari, N° 210, bairro Luther King
Telefone: (46) 3524-2331
E-mail: fbcreas@gmail.com
Possui a finalidade de assegurar atendimento especializado, apoio, orientação e acompanhamento as famílias e indivíduos (mulheres, idosos, criança, adolescente, pessoas em situação de rua, pessoa com deficiência e suas famílias) em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, abando, negligência, entre outros).
O CREAS desenvolve o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, que presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. Dentre os serviços desenvolvidos tem-se:
– Serviço Especializado em Abordagem Social: Oferta de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua.
– Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC): Tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.
– Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias: Oferta o atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.
Dentre as ações desenvolvidas pelos serviços, destacam-se:
– Acolhida;– Escuta;– Estudo social;– Busca Ativa;– Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais;– Orientação para acesso a documentação pessoal;– Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento;– Orientação sociofamiliar individual e em grupo;– Atendimento e acompanhamento psicossocial individual e em grupo;– Apoio à família na sua função protetiva;– Estímulo ao convívio familiar, grupal e social;– Mobilização, identificação da família extensa ou ampliada;– Mobilização para o exercício da cidadania;– Campanhas socioeducativas.
CASA DE PASSAGEM PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Coordenador: Sérgio Kupkowski
Endereço: Av. Rua Buenos Aires, n° 10, Bairro Miniguaçu
E-mail: casadepassagem2017@gmail.com
É um serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias e tem por finalidade oferecer acolhimento provisório a pessoas com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.
Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:
– Acolhida e garantia da proteção integral;– Atendimento psicossocial;– Identificação e mobilização da família extensa ou ampliada;– Orientação para acesso a documentação pessoal;– Intermediação do benefício eventual de passagens;– Espaço para moradia, que garante condições de repouso, espaço de estar e convívio, guarda de pertences, alimentação, lavagem e secagem de roupas, banho e higiene pessoal.– Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais;– Desenvolver condições para a independência e o autocuidado.
SERVIÇO FAMILIA ACOLHEDORA
Coordenadora: Fernanda Abreu Perin
Endereço: Av. União da Vitória nº 15 Bairro Miniguaçu
E-mail: familiaacolhedorafb@gmail.com
Serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem.
Dentre os objetivos do serviço, destacam-se:– Promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas temporariamente de sua família de origem;– Acolher e dispensar cuidados individualizados em ambiente familiar;– Preservar vínculos com a família de origem, salvo determinação judicial em contrário;– Possibilitar a convivência comunitária e o acesso à rede de políticas públicas;– Apoiar o retorno da criança e do adolescente à família de origem.
Ressaltando que na sede do Família Acolhedora é disponibilizado o serviço de acolhimento institucional somente para as situações em que o acolhimento familiar não seja possível. Em 2018, deu-se início a reorganização do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes, sendo disponibilizado o acolhimento familiar que com o decorrer dos anos consolidou-se de tal modo que atualmente 98% dos acolhimentos são em Família Acolhedora.
SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Coordenadora: Gislene Hillesheim
Endereço: Av. União da Vitória nº 15 Bairro Miniguaçu / Anexo Família Acolhedora
É uma modalidade de acolhimento que atende de forma integral, 24 horas por dia, as demandas de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que, por meio de uma medida de proteção judicial, foram afastados de seus lares devido a terem vivenciado algum tipo de violação de direitos, como negligência, abandono, maus-tratos, entre outros. Este serviço é ofertado numa unidade institucional, com equipe específica, permitindo o atendimento a grupos de irmãos e de crianças e adolescentes, quando necessário.
No município, o acolhimento de crianças e adolescentes na modalidade institucional se dá de maneira transitória até a inserção em família acolhedora ou excepcionalmente para aqueles casos em que em não houve adaptação ou quando não há famílias acolhedoras com perfil para estes usuários.
You can see how this popup was set up in our step-by-step guide: https://wppopupmaker.com/guides/auto-opening-announcement-popups/
Acessibilidade