Procon busca solução para problema de falta de água e energia

Nesta quinta-feira (21) o advogado Bruno Savarro, diretor do Procon de Francisco Beltrão, se reuniu com diretores da Copel e da Sanepar para solicitar medidas em relação ao problema de falta de água e de energia elétrica que vem acontecendo com frequência nos últimos dias. Participaram do encontro Hemerson Orcesi, Gerente Regional da Copel, Lindomar Votteri, Gerente Regional da Sanepar, e Cláudio da Rosa, Técnico Operacional da Sanepar.

“Conversamos sobre as reiteradas quedas de energia elétrica e desabastecimentos do fornecimento de água ocorridas de forma constante nas últimas semanas em Francisco Beltrão e para solicitar medidas para resolver, pois quando acontece afeta milhares de pessoas”, explica Savarro. A reunião foi organizada pelo Procon, que tem como função representar os consumidores nos problemas por eles enfrentados.

Também lembra que na reta final do ano esses serviços públicos são ainda mais essenciais, pois as oscilações prejudicam os consumidores. Segundo o diretor, o Procon intermediou a conversa no intuito de, principalmente, estar ao par de quais investimentos estão sendo realizados objetivando a resolução definitiva dos problemas apresentados.

O diretor da Copel explicou que o principal investimento que está sendo feito pela empresa é a construção de uma nova subestação, que aumentará a capacidade de fornecimento de energia elétrica para Francisco Beltrão e demais cidades da região. De acordo com Hemerson Orcesi, a previsão é que na segunda quinzena de janeiro de 2024 iniciem os testes nos equipamentos instalados, fase que deve durar 90 dias. A previsão para o início do funcionamento da nova subestação é no primeiro semestre de 2024.

Hemerson comenta ainda que em relação as últimas quedas enfrentadas pelos consumidores beltronenses, todas foram casos isolados, tendo como causas principais os acidentes de trânsito, queda de galhos na fiação, rompimento de cabos por conta de alta tensão e o aumento do consumo, ocasionado por uma gigantesca onda de calor que a região enfrenta.

No caso da Sanepar, Lindomar Votteri relata que a partir de janeiro a companhia de saneamento irá ampliar em 150 m³/h a capacidade da estação de tratamento. Com isso, em eventuais faltas de energia elétrica, o tempo para reabastecimento será muito inferior ao enfrentado hoje. Ainda de acordo com ele, será feito um reforço na adutora para fazer a transferência mais rápida entre a rede de abastecimento e os bairros Vila Nova, Padre Ulrico e a Cidade Norte.

É importante ressaltar que a Copel e a Sanepar trabalham de forma conjunta, tendo canais diretos de comunicação, com o intuito de atender o mais rapidamente possível as demandas. “Tivemos uma conversa muito produtiva e as duas empresas estão cientes dos problemas e buscando soluções. A população pode ficar tranquila que o Procon vai acompanhar de perto o cumprimento destes cronogramas de investimentos que resultarão em melhorias no fornecimento de energia e abastecimento de água”, diz Bruno Savarro.

Para solucionar as demandas o mais rápido possível, as duas companhias possuem canais de comunicação diretos, via WhatsApp. No caso da Copel o contato deve ser feito pelo (41) 3013-8973. É necessário ter em mãos o número de sua Unidade Consumidora. A Sanepar disponibiliza o número (41) 9544-0115. É necessário ter em mãos o número de sua matrícula. Em caso de dúvidas, o consumidor também pode entrar em contato com o Procon através do WhatsApp (46) 3524-5063.