Conferência de Tecnologia e Inovação

19 de outubro de 2023

Na noite de quarta-feira (18) foi realizada a Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Francisco Beltrão, com o tema “Desafios e Impactos dos Avanços Tecnológicos”. A Conferência teve a organização do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, contando com diversos parceiros. A programação foi no auditório da OAB, coordenada pelo presidente do Conselho, Rafael Menegotto.

De acordo com o secretário Alexandre Pécoits, de Planejamento, integrante da comissão de organização, o objetivo é divulgar as ações e iniciativas desta área para que toda a população tenha conhecimento do que está acontecendo no município, mostrando as ações realizadas, em especial o trabalho do Conselho no cumprimento das atividades planejadas nos últimos meses. Mais de 100 pessoas participaram, principalmente acadêmicos, empresários e pessoas de várias instituições do município.

Durante o encontro foi apresentado o plano municipal de tecnologia e inovação, bem como os indicadores já atingidos e as próximas metas. Também foi a oportunidade de apresentar o conselho, discorrer sobre as suas atribuições e formas de governança.  “O ambiente de Beltrão na área de inovação e tecnologia está pujante. São muitas atividades e iniciativas. O setor está aquecido e cada vez mais estamos consolidando o trabalho com investimentos públicos e privados que estão sendo realizados, com excelentes resultados e refletindo de fato no movimento significativo nesta área”, diz Alexandre.

Durante a conferência também teve o reconhecimento e a certificação dos trabalhos que são destaque nas instituições de ensino superior. Cada universidade indicou alguns trabalhos e os envolvidos receberam o certificado. O objetivo é reconhecer e divulgar as iniciativas, já que muitos não tinham conhecimento. Os trabalhos são de grupos de acadêmicos, com a supervisão de professores, da Unipar, Unisep, Unioeste e UTFPR.

As palestras e debates giraram em torno do uso da inteligência artificial em aplicações práticas e como isso está impactando os negócios e a vida das pessoas, por meio de uma abordagem prática e a demonstração de cases de sucesso nas empresas. A conclusão, segundo Alexandre, é que estas tecnologias estão cada vez mais sendo adotadas pelas empresas e com ótimos resultados.