Beltrão é credenciado para programa federal de tecnologia e inovação

10 de maio de 2023

Ana Carboni, coordenadora do Nutab

A Prefeitura de Francisco Beltrão aderiu ao programa Agente Transformador para Ciência, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. No Paraná somente dois municípios foram contemplados e Beltrão é o único do Sudoeste. Dos 5.568 municípios do Brasil, somente 75 foram escolhidos.

A servidora Ana Carboni, coordenadora do Núcleo de Tecnologias Abertas (Nutab), foi selecionada para a capacitação que será de 90 horas, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que vai capacitar os agentes para desempenharem com excelência suas atribuições.

Todo o treinamento será realizado virtualmente, dentro da plataforma educacional da escola. A certificação ocorrerá presencialmente, em Brasília. O Agente Transformador para Ciência deve ter a capacidade de planejar, executar, articular e fomentar o debate no município para o fortalecimento do ensino experimental das ciências, potencializando a cooperação entre aprendizagens.

Outra atribuição importante é a de promover o acesso a aplicações científicas inovadoras, que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida. O secretário municipal de Planejamento e coordenador da área de tecnologia e inovação do município, Alexandre Pécoits, acredita que a adesão ao programa vai resultar em avanços e conquistas nesta área nos próximos meses.

“O objetivo é que o município tenha profissionais habilitados e qualificados para a divulgação das práticas e estímulo à ciência e inovação, em especial nas escolas, no setor empresarial e em outros segmentos. Esse é um dos principais focos do Nutab, que agora terá este complemento importante”, comenta o secretário.

Alexandre informa ainda que o Nutab tem a missão de promover práticas de ciência, tecnologia e inovação. Na sua visão a presença de profissionais capacitados facilita a criação e acompanhamento de oportunidades nesta área, além de credenciar o município a receber programas e investimentos do Governo Federal nesta área”.