Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
8 de maio de 2018
O programa de redução de perdas na colheita da soja vem sendo realizado há sete anos pelos técnicos da região. Em 2010, quando se iniciou o trabalho, os técnicos fizeram avaliações e constataram perda na colheita na ordem de 2,5 sacas por hectare, resultando num desperdício de mais de 600 mil sacas na região, o que em valores atuais daria R$ 48 milhões, dinheiro suficiente para comprar mais de 1.000 carros populares.
Além da perda financeira, há também o risco sanitário. A soja que permanece na lavoura, germina, se desenvolve e fica reproduzindo as pragas e doenças, principalmente a ferrugem asiática. Com este trabalho, as perdas baixaram e hoje estão menores de uma saca por hectare, valores tecnicamente toleráveis.
Nesta safra 2017/2018, está sendo realizada a 8ª edição da Avaliação de Redução das Perdas na Colheita da Soja, que abrange os 20 municípios da região administrativa da SEAB e EMATER de Francisco Beltrão. A ação tem como principal objetivo incentivar a máxima eficiência na colheita dos grãos, evitar desperdícios, problemas sanitários e melhorar a renda dos agricultores.
De acordo com o engenheiro agrônomo Neri Munaro, chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura, diversas ações foram realizadas, como treinamento para operadores de máquinas e agricultores, abordando o uso de boas práticas agrícolas, rotação de culturas, manejo integrado de pragas e doenças, plantio na época recomendada, entre outras. Como recomendação da Embrapa, a perda de soja aceitável deve ser inferior a uma saca por hectare.
Neri confirma que os dados demonstram que a partir da 3ª edição do evento os produtores alcançaram a meta de ficar com as perdas abaixo de uma saca por hectare em nossa região. No dia, 6 de junho, das 09h00 às 17h00, no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Junior, vai acontecer o evento de avaliação das perdas, com a divulgação dos resultados finais. Os agricultores também participarão de palestras sobre fertilidade de solo, manejo de pragas e doenças da soja e redução de perdas na colheita da soja.
Evolução da Avaliação Regional de Perdas na Colheita da Soja
Acessibilidade