Vistoria na UPA

13 de abril de 2017

Esteve em Francisco Beltrão nesta quinta-feira (13), Eliane Schebeliski, técnica do setor de urgência e emergência do Ministério da Saúde. Ela realizou uma visita técnica para analisar a oficialização da qualificação da UPA 24 Horas. Com a implantação da qualificação de risco, que ordena os atendimentos por gravidade, através de um sistema de cores, que estabeleceu tempos de espera e dos protocolos clínicos de atendimento que definem as rotinas médicas do estabelecimento, o município está solicitando um repasse maior de recursos do Ministério da Saúde.

De acordo com Aline Biezus, secretária municipal de Saúde, a UPA possui todos os protocolos exigidos, faltando apenas a autorização do ministério para ter aumento nos repasses para custeio dos atendimentos. Agora a avaliação da técnica será analisada pela coordenação do programa para a emissão do parecer final. Conforme o prefeito Cleber Fontana, que acompanhou a vistoria, “o município tem cumprido todas as exigências em termos de atendimento, pessoal qualificado e equipamentos e é de fundamental importância o Ministério da Saúde fornecer uma contrapartida maior”.

Além do prefeito e da secretária de Saúde, também acompanharam a visita o diretor da secretaria, Fernando Pauli, as médicas Mabel Kavazaki, diretora técnica da Upa, e Naiara Michels, do setor de emergências, a diretora da unidade, Kelli Zanette, Maria Helena Pedroso, técnica de enfermagem, o enfermeiro Maico Trevisol, e as equipes de suportes básico e avançado do Samu.