Vacinação contra a gripe começa dia 10

29 de março de 2019

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão já está organizando a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A vacina estará disponível em todos os postos de saúde  da cidade e do interior do município. Neste ano o Ministério da Saúde promoveu uma alteração no calendário. Na etapa inicial serão vacinados somente os grupos onde existe maior dificuldade de atingir a meta mínima de 90% de cobertura.

Com a alteração, no período de 10 a 18 de abril  serão vacinadas somente crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir de 22 de abril, até 31 de maio, além deste grupo, também terão acesso a vacina os idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e indígenas.

O Dia D da vacinação será 4 de maio, um sábado, quando as unidades de saúde atenderão das 08h00 às 17h00. A meta neste ano é vacinar 24.330 pessoas. O maior grupo é o de idosos, com 8.450, seguido das crianças menores de 6 anos, com um total de 6.174. A vacina protege contra 3 tipos de vírus, o Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. No ano passado foram registrados 12 casos de Influenza A H1N1  no município, sem nenhum óbito.