Vacina contra a gripe é liberada para toda a população

2 de maio de 2024

A vacina contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Em Francisco Beltrão a secretaria municipal de saúde está com um estoque de 10 mil doses disponíveis nas unidades de saúde da cidade e em três unidades do interior do município, no KM 20, Assentamento Missões e Nova Concórdia.

A liberação aconteceu em todo o Brasil em função da baixa procura por parte dos grupos prioritários que estavam sendo contemplados até agora. No caso de Beltrão, o público alvo era formado por 36.497 pessoas e no período de um mês de vacinação somente 9.016 se vacinaram, 26,47% da meta. Com a liberação, a procura deve ter incremento em todas as unidades de saúde.

“A vacina é muito importante para prevenir a gripe e consequentemente as doenças respiratórias. Ela evita casos graves e em muitos casos até a morte. Voltamos a pedir que as pessoas tomem a vacina. Basta procurar uma unidade de saúde”, relata o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin. Com a proximidade do período mais frio do ano, a medida se torna ainda mais necessária.

No Paraná foram vacinadas até agora pouco mais de 1 milhão de pessoas. O estado tem um estoque superior a dois milhões de vacinas. As vacinas contra a Influenza são trivalentes. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes. Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde.