UPA e Centro de Saúde Cidade Norte retomam atendimentos normais

27 de agosto de 2021

A partir da próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, a UPA 24 Horas de Francisco Beltrão e o Centro de Saúde da Cidade Norte voltam com o sistema original de atendimentos. Devido ao agravamento da pandemia da covid-19, desde o dia 13 de março a secretaria municipal de Saúde fez alterações para conseguir atender a demanda de pacientes com covid.

Naquela oportunidade a UPA passou a atender exclusivamente pessoas com problemas respiratórios e se tornou a “porta de entrada” de pacientes de covid. Por determinação do prefeito Cleber Fontana, o número de leitos foi duplicado e foram criados leitos de UTI. Também aumentou o número de profissionais na unidade de saúde.

“Os hospitais estavam lotados, não havia mais leitos de UTI e somente com esta medida conseguimos atender a nossa população”, lembra o prefeito. Outra alteração na época foi no Centro de Saúde da Cidade Norte, que passou a funcionar nas 24 Horas do dia e com atendimento em todas as especialidades, não apenas em pediatria.

“Agora a situação está bem mais confortável e chegou a hora de flexibilizarmos estas medidas. Esperamos que a pandemia seja totalmente controlada para não precisarmos adotar estas iniciativas novamente”, informa o prefeito. Quando a alteração foi anunciada, a secretaria municipal de Saúde esperava que fosse por apenas 30 dias, mas acabou sendo mantida por quase seis meses.

A partir do dia 1º de setembro a UPA volta a receber pacientes de todas as especialidades, mas manterá em funcionamento a ala covid. No entanto, pacientes com problemas respiratórios leves devem primeiro procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber atendimento e orientações. O Centro de Saúde da Cidade Norte volta a atender somente crianças, inclusive com problemas respiratórios. O funcionamento volta a acontecer até 22h00, de domingo a domingo.