Seminário abordará segurança e saúde no trabalho

21 de setembro de 2022

Na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, o Conselho Municipal de Saúde de Francisco Beltrão realiza o 5º Seminário Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho. A programação será no Espaço da Arte, com início às 07h30 e prosseguindo até às 17h00.

Serão focados dois temas: “Repercussões da Pandemia na Saúde Mental do Trabalhador da Saúde” e “Estratégias de Enfrentamento Para a Saúde Mental”. Serão ministradas palestras com a pedagoga e psicóloga Tereza Zamberlan e com o teólogo da Pastoral Educacional e coaching de desenvolvimento pessoal e institucional, Wilson Luiz Pinto.

O seminário é aberto para toda a comunidade, mas dirigido principalmente para trabalhadores e acadêmicos da área de saúde. Inclusive as vagas são limitadas. Informações complementares sobre a programação podem ser obtidas pelo e-mail (conselhosaude@franciscobeltrao.com.br). A iniciativa tem apoio da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde, Segurança do Trabalho e Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador.

O presidente do Conselho, Ozorio Borges Neto, e a coordenadora geral das comissões, Tânia Mara De Costa, lembram que a pandemia pode causar estresse pós traumático, principalmente nos profissionais de saúde, devido a tantas demandas e sobrecarga de trabalho, afetando negativamente a saúde mental, levando ao risco de um colapso emocional.

“A resiliência psicológica é uma das estratégias de enfrentamento das adversidades oriundas da pandemia e ações de saúde mental são urgentes no momento”, enfatiza Tânia. Na sua visão a conferência é uma excelente oportunidade para debater o tema e elencar alternativas para combater o problema.