Saúde intensifica exames preventivos no Outubro Rosa

13 de outubro de 2023

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão está disponibilizando horários alternativos de coletas para exames preventivos nas unidades de saúde e no Instituto da Mulher, localizado no bairro Cango. A ação faz parte do Outubro Rosa, celebrado todos os anos para intensificar a prevenção e a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. Basta a mulher procurar a unidade de saúde para agendar o horário mais adequado para realizar o exame.

O secretário Manoel Brezolin, da Saúde, informa que os exames são disponibilizados o ano todo, mas em outubro são intensificados como parte da campanha. “A nossa rede pública municipal mantém a realização de exames de forma permanente, mas sempre em outubro disponibilizamos horários alternativos como forma de incentivo para as mulheres realizarem estes exames, que são fundamentais na prevenção”, diz o secretário.

Confira o roteiro de dias para exames nas unidades de saúde:

Dia 16, segunda-feira: Luther King e Instituto da Mulher

Dia 17, terça-feira: Industrial, Jardim Floresta, Jardim Itália e São Francisco

Dia 18, quarta-feira: Cantelmo, Cristo Rei, Marrecas e Pinheiro

Dia 19, quinta-feira: Alvorada, Conjunto Esperança, Instituto da Mulher, Jardim Seminário, Novo Mundo, Sadia e Vila Nova

Dia 20, sexta-feira: Instituto da Mulher e São Miguel

Dia 21, sábado: Instituto da Mulher e Pinheirão

Dia 23, segunda-feira: Instituto da Mulher, Cristo Rei e Luther King

Dia 24, terça-feira: Industrial, Jardim Floresta e Jardim Itália

Dia 25, quarta-feira: Cantelmo, Marrecas, São Cristóvão e Vila Nova

Dia 26, quinta-feira: Alvorada, Instituto da Mulher, Jardim Seminário, Novo Mundo, Sadia e Vila Nova

Dia 27, sexta-feira: Instituto da Mulher, Pinheirinho e São Miguel

Dia 28, sábado: Instituto da Mulher e Padre Ulrico

Dia 30, segunda-feira: Instituto da Mulher

Dia 31, terça-feira: Jardim Floresta, Jardim Itália, Pinheirinho e Vila Nova

Outubro Rosa

O Movimento Outubro Rosa foi criado nos anos 1990 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença. O período é celebrado no Brasil e no exterior, contribuindo para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico. O laço rosa do câncer de mama representa um alerta às pessoas sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença. O Dia Internacional contra o Câncer de Mama e 19 de outubro.