Saúde divulga levantamento sobre o Aedes

15 de janeiro de 2024

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou o resultado do primeiro levantamento realizado neste ano de 2024 sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O índice ficou em 3,3%, considerado de médio risco, também acima do último Levantamento de 2023, quando foi de 2,9%. Foram vistoriados mais de 1.500 domicílios. Ao todo foram localizados 50 focos do mosquito, principalmente em vasos com flores e plantas aquáticas (24), material reciclável (16) e cisternas (07). Também foram encontrados focos em calhas e pneus.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, a maior concentração de focos foi verificada nos bairros Miniguaçu, Cango, Guanabara, Jardim Itália, Júpiter, Antonio de Paiva Cantelmo, Pinheirinho e Alvorada. Ela alerta que a colaboração de toda a comunidade é de fundamental importância, especialmente neste período de muito calor e constantes pancadas de chuva. “É preciso vistoriar a casa, o quintal e terrenos baldios de forma constante para não deixar água acumulada”, enfatiza a coordenadora.

As equipes do setor de endemias da prefeitura estão diariamente nas ruas para fiscalizar e orientar a população sobre as medidas necessárias, bem como sobre os riscos das doenças causadas pelo aedes. Inclusive o prefeito Cleber Fontana autorizou a contratação de mais 17 profissionais para atuarem nesta área. Agora são mais de 50 Agentes de Endemias realizando este trabalho.

O atual período epidemiológico começou em agosto e até agora foram confirmados sete casos de dengue em Beltrão. Em relação a Chikungunya e Zika, nenhum caso foi registrado em Beltrão. Alguns municípios do Sudoeste estão tendo um elevado número de casos de dengue, o que reforça a necessidade de manter todas as medidas para evitar a proliferação do mosquito.