Saúde divulga levantamento sobre infestação do Aedes

30 de outubro de 2023

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, o resultado do sexto levantamento realizado neste ano sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice ficou em 2,9%, considerado de médio risco e acima do levantamento anterior, realizado em setembro, que foi de 0,4%.

Foram vistoriados 1.550 domicílios e terrenos baldios em todas as regiões da cidade. De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, os bairros com maior concentração de focos são Cantelmo, Pinheirinho Cango e Miniguaçu. “A combinação de chuvas constantes e calor tem contribuído para o aumento dos focos, não só em Beltrão, mas em toda a região”, relata a coordenadora.

Ela volta a reforçar o pedido para a comunidade colaborar, mantendo os ambientes limpos e sem água parada. “Somente com a união de forças do poder público com a população é possível manter a situação controlada”, diz Tânia. O atual período epidemiológico começou em agosto e até agora foram confirmados três casos de dengue em Beltrão. Em relação a Chikungunya e Zika, nenhum caso foi confirmado em Beltrão.

Dia de Finados

Na próxima quinta-feira, 02 de novembro, é Dia de Finados e as pessoas tem o hábito de colocar flores nos túmulos de seus entes queridos. A principal recomendação é usar areia nos vasos e não água, para evitar o surgimento de focos. A prefeitura vai disponibilizar areia nos dois cemitérios municipais. Após a passagem de Finados as equipes da saúde que atuam nesta área farão arrastões de limpeza nos cemitérios para recolher materiais que possam acumular água.