Saúde divulga levantamento sobre a infestação do Aedes

10 de julho de 2023

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou nesta segunda-feira, dia 10 de julho, o resultado do quarto levantamento realizado em 2023 sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice ficou em 1,4%, considerado de médio risco. Ficou bem abaixo do levantamento anterior, realizado em maio, que foi de 3,6%.

Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, informa que foram vistoriados 1.560 domicílios e terrenos baldios. As larvas foram localizadas principalmente em materiais recicláveis, vasos com plantas, baldes e tanques com água. “Neste ano ainda não tivemos frio intenso, por isso a população deve se manter em alerta e eliminar todos os criadouros do mosquito”, recomenda a coordenadora.

No atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2022, foram confirmados 96 casos de dengue em Francisco Beltrão, sendo 76 autóctones, contraídos no próprio município, e 20 importados. Em relação a Chikungunya, são 5 casos, com 4 autóctones e um importado. Nenhum caso de Zika Vírus foi confirmado.