Sábado tem mobilização contra a Dengue 

29 de fevereiro de 2024

        Neste sábado, dia 02 de março, será realizada mais uma mobilização contra a dengue em Francisco Beltrão. A secretaria municipal de Saúde e os clubes de Rotary realizarão um arrastão na região do bairro Padre Ulrico para orientar os moradores, localizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya.

       A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Zorzo de Almeida, explica que esta ação será mantida de forma permanente, contando como apoio de entidades e organizações da sociedade. Também enfatiza que a participação e colaboração da comunidade é de fundamental importância.

       Além de Francisco Beltrão, os demais municípios do Paraná também se mobilizam neste sábado no Dia D de combate ao mosquito, através de ações de prevenção e eliminação dos focos de Aedes aegypti. Um dos principais alertas é que a população realize pelo menos uma atividade semanal de verificação de seu domicílio e local de trabalho, além do cuidado com o ambiente público na manutenção da limpeza urbana e destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção e eliminação.

        A principal mensagem do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a prevenção, que cabe a todos. A responsabilidade da eliminação e remoção dos criadouros é coletiva. No atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2023, já foram confirmados 58.567 casos de dengue e 23 mortes causadas pela doença. A mobilização do Dia D vai acontecer em todo o Brasil. O tema é “10 minutos contra a dengue”, que representa uma convocação para o cuidado perto de casa. 




Pular para o conteúdo