Sábado é o dia D da vacina contra a gripe

2 de maio de 2019

Neste sábado, dia 04 de maio, o Brasil inteiro realiza a mobilização de vacinação contra a gripe. É o Dia D da campanha de vacinação que terá sequência até o dia 31 de maio. A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão informa que na cidade a vacinação será das 08h00 às 17h00, de forma ininterrupta, nas unidades de saúde dos bairros Pinheirinho, Sadia, Padre Ulrico, São Miguel, Cango, Alvorada e Vila Nova.

A vacina é grátis e está disponível para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; idosos com idade a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores, portadores de doenças crônicas transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e indígenas.

A meta neste ano para o município é vacinar 24.330 pessoas. O maior grupo é o de idosos, com 8.450, seguido das crianças menores de 6 anos, com um total de 6.174. A vacina protege contra 3 tipos de vírus, o Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. No ano passado foram registrados 12 casos de Influenza A H1N1  no município, sem nenhum óbito.

Neste ano foi registrado um caso de Influenza A H1N1. Trata-se de um homem de 26 anos que esteve na Upa 24 Horas no dia 18 de abril  com  tosse, febre e dificuldade respiratória. Foi medicado e passa bem. O resultado do exame foi confirmado oficialmente no dia 29 de abril pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen).

No Paraná, de acordo com a secretaria estadual de Saúde, neste ano quatro pessoas morreram 4 pessoas em consequência do H1N1. A morte mais recente foi registrada em Cascavel, vitimando uma menina de 3 anos de idade. O óbito ocorreu no dia 16 de abril.

“O vírus da gripe pode matar, por isso é extremamente importante que todos que pertencem aos grupos beneficiados tomem a vacina o mais breve possível, porque já existe a confirmação da circulação do vírus em nosso município”, alerta a secretária de Saúde, Aline Biezus.

Beltrão chega a 41% da meta

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão divulgou o balanço da vacinação no período de 10 a 30 de abril. O município atingiu 41% da meta de vacinar 24.330 pessoas. O maior percentual é das mulheres até 45 dias após o parto, com 77% da meta. Na sequência aparecem as gestantes (61%), idosos (47%), crianças (46%), trabalhadores em saúde (24%) e professores (21%).