Reta final da campanha de vacinação contra gripe

23 de maio de 2022

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada em abril, entra na reta final e prossegue até o dia 3 de junho. Em Francisco Beltrão, a exemplo do que está acontecendo em todo o país, a procura está baixa. Estão aptas a tomar a vacina no município 32.098 pessoas, mas somente 11.948 foram imunizadas até o momento, 45,5% da meta de vacinar pelo menos 90% das pessoas.

“A vacina é muito importante para evitar complicações e até mortes. Ela é grátis e está disponível nas unidades de saúde da prefeitura. Esperamos que nesta e na próxima semana quem ainda não se imunizou tome a vacina e se proteja”, alerta o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin.

A vacina contra a gripe (influenza) está disponível para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e funcionários do sistema prisional.

Os índices de vacinação estão baixos em todos os grupos. As crianças alcançaram 26,7% da meta, os idosos 55,7%, gestantes apenas 15%, professores 25%, puérperas 28% e trabalhadores da saúde 56%. “São números muito aquém do necessário. Esperamos que haja uma maior conscientização e que mais gente se vacine até o final da campanha”, diz o secretário Brezolin.

Também está em andamento a campanha de vacinação contra o sarampo. Devem se vacinar crianças de 6 meses a 4 anos e trabalhadores da saúde. Neste caso, a meta é vacinar 5.018 crianças em Beltrão. O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa. A vacina é a melhor forma de prevenção.