Profissionais da UPA recebem capacitação

24 de junho de 2022

A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a 8ª Regional de Saúde, promoveu nesta semana uma capacitação para profissionais da UPA 24H, tratando do manejo de transtornos mentais na urgência e emergência.

Os ministrantes foram o médico psiquiatra João Paulo e os enfermeiros Walter e Silvana, que atuam no pronto socorro e ala psiquiátrica do Hospital Zona Sul de Londrina. “O nosso objetivo é capacitar os profissionais para garantir uma assistência segura e de qualidade, pautada na humanização do atendimento”, comenta o secretário Manoel Brezolin, da Saúde.

Segundo a médica da UPA, Adma Poliana, “nós profissionais da assistência de urgência e emergência vimos o número de atendimentos a doenças psiquiátricas descompensadas como as tentativas de suicídio, surtos psicóticos e abstinências de entorpecentes aumentar drasticamente no período pós pandemia. Treinamentos como este garantem a segurança do paciente e dos profissionais no atendimento primário, até a sua compensação clínica ou encaminhamento ao hospital secundário (psiquiátrico), conforme a necessidade de cada caso”.

A enfermeira Patrícia, que atua na sala vermelha da UPA 24H, destaca que entre os pontos abordados no treinamento, um dos mais importantes foi a questão da humanização no atendimento dos pacientes em surto, já que na maioria das vezes eles estão agressivos e incapazes de responder por si. “Antes da pandemia esses internamentos eram eventuais e o paciente era aceito em leitos de internação psiquiátrica mais precocemente. No entanto, hoje os pacientes ficam dias internados na UPA, aguardando leitos. Assim verificou-se a necessidade de qualificar o atendimento”, relata a profissional.